Região

Góis investe 508 mil euros na requalificação urbana do centro histórico

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 26-07-2018

  A Câmara de Góis vai investir 508 mil euros na requalificação da Praça da República e vários arruamentos do centro histórico, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

O projeto assegura aos automobilistas “melhor estacionamento”, enquanto os comerciantes “passam a ter outras condições” para desenvolver a sua atividade, disse à agência Lusa a presidente da Câmara Municipal, Maria de Lurdes Castanheira.

PUBLICIDADE

publicidade

A autarca do PS salientou, por outro lado, que são concedidos aos moradores, bem como aos estabelecimentos de comércio e serviços, benefícios fiscais na realização de obras de reabilitação do edificado, no âmbito de um sistema municipal de incentivos à fixação de pessoas nesta zona antiga da vila de Góis, no distrito de Coimbra.

A empreitada de requalificação, confiada à empresa Carlos Gil, realiza-se ao abrigo do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) de Góis, beneficiando de um financiamento europeu a fundo perdido para 85% do investimento, de acordo com uma candidatura aprovada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

PUBLICIDADE

Lurdes Castanheira realçou que a zona intervencionada terá “redes elétrica e de água de esgotos completamente novas”.

“Deixamos de ter fios e postes no ar”, segundo um projeto que inclui a construção de uma fonte luminosa no centro da Praça da República, referiu.

Em comunicado, a autarquia prevê que as obras comecem “no final do verão”, logo que esteja “terminado o processo burocrático”.

“Conjuntamente com a praça, pretende-se requalificar a principal artéria de atravessamento, assim como uma das mais importantes frentes comerciais do centro histórico, alargando a dimensão dos passeios, anulando os desníveis existentes e melhorando a qualidade do pavimento”, adianta.

A Câmara de Góis “pretende respeitar os limites existentes, relevar os elementos do passado e introduzir novos revestimentos e equipamentos, mais ajustados aos usos do seu quotidiano contemporâneo”, segundo a nota.

“A Praça da República vai ganhar nova vida, como espaço central de referência, multifacetado, sustentável, marcante e moderno, que possibilite o lazer, o convívio e a estadia por parte dos habitantes e visitantes”, sublinha.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE