Primeira Página

Góis: Concluída obra de estabilização dos taludes no Pontão do Seladinho

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 20-10-2020

A Infraestruturas de Portugal afirma que concluiu a 15 de outubro “obra de reconstrução e estabilização de taludes localizados na EN342, junto às localidades de Albergaria e Alegria, no concelho de Góis”. 

PUBLICIDADE

Localização da obra na EN 342. Imagem CM Góis.

Na sexta-feira, 16 de outubro, o Notícias de Coimbra constatou no local que a via encontrava-se em circulação alternada com semáforo junto ao Pontão do Seladinho, numa “curva cotovelo” no vale onde se localiza a antiga fábrica de papel da Ponte de Sótão, parada há décadas.Uma empreitada no valor de 232 mil euros, cuja concretização permitiu a reposição integral das condições de circulação e segurança da via.

A obra teve como objetivo o reforço do talude de aterro, ao quilómetro 76,350, através da execução de pregagens e de sistema de geomantas, bem como com a construção de um muro de gabião, com três metros de altura e 45 metros de extensão, no topo do aterro para suporte da plataforma viária da ER342.

PUBLICIDADE

O talude de escavação localizado ao quilómetro 77,450, foi dotado de um sistema de redes metálicas de painéis de cabos de aço de alta resistência, minimizando o risco de queda de blocos e massas rochosas para a via.

A concretização desta intervenção vai assegurar um importante reforço das condições de estabilidade dos taludes, contribuindo para a melhoria da segurança de pessoas e bens na utilização destas vias de circulação no concelho de Góis.

PUBLICIDADE

publicidade

A EN 342 liga o município de Soure a Coja, em Arganil, e é há muito uma via com projectos de reconstrução, sido recuperada entre o acesso da A13, em Miranda do Corvo e a Lousã, onde termina o novo troço em variante à vila. Ainda no concelho da Lousã, em Vilarinho a estrada nacional continua para góis como uma estrada sinuosa, de serra mas que constitui a ligação mais direta de Góis à autoestrada.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE