Região

Góis afirma-se como destino de Ecoturismo (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 20-03-2022

Góis afirmou-se na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) como um destino de Ecoturismo, mas também pelos seus saberes e sabores.  Manter a natureza no seu estado mais puro e usufruir dela é uma das propostas de uma terra cheia de tradição e de rica gastronomia.

PUBLICIDADE

“Góis é tradição e inovação, com quatro aldeias inseridas na Rota das Aldeias do Xisto, as estórias, o saber popular e a hospitalidade ganham outra dimensão. Relembram-se práticas tradicionais, do xisto ao artesanato, dos produtos endógenos à broa, ao queijo, ao mel e à castanha pilada, sem esquecer a folia associada à máscara de cortiça e à corrida do entrudo”, afirmou Rui Sampaio, presidente da Câmara Municipal de Góis.

“Se temos produtos diferenciadores naquilo que é a oferta turística temos que aproveitar para os divulgar”, disse o autarca ao Notícias de Coimbra, explicando que a presença na BTL dos Foliões do Entrudo, que foram pregando partidas, é “um convite para que todos visitem as Aldeias do Xisto” e a degustação dos produtos, como castanha, mel e cabrito, é um apelo “a que conheçam a restauração de Góis”.

PUBLICIDADE

No certame, que termina este domingo, Góis apresentou-se como destino de Ecoturismo, destacando os recém inaugurados Passadiços do Cerro da Candosa e o projeto em curso do Hotel do Mel – Casa da Costeira. O conceito está em linha, explicou Rui Sampaio, com o desenvolvimento sustentável do concelho e a perspetiva de uma oferta turística que se quer ao longo do ano.

“Queremos manter a natureza no seu estado natural o mais possível”, adiantou o autarca. Em simultâneo, o concelho procura a inovação e reinventar-se em áreas como a gastronomia. Prova disso foi o showcooking do chef João França que encheu de sabores o stand da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra (CIMRC).

PUBLICIDADE

publicidade

Da participação na BTL, Rui Sampaio faz um balanço “muito positivo”. “Viemos da nossa forma, trouxemos os nossos produtos, o nosso território a, as nossas aldeias, o quão diferenciadores podemos ser”, referiu, garantindo que “Góis é um território único no distrito de Coimbra e em Portugal”.

Veja o direto NDC com Rui Sampaio:

 

Veja o direto NDC com a apresentação gastronómica:

Veja o direto NDC sobre o Ecoturismo e a participação na BTL.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE