Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Crimes

GNR deteve 13 pessoas que se faziam passar por enfermeiros para assaltar idosos

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 25-06-2019

 Pelo menos 13 pessoas foram detidas pela GNR pela prática dos crimes de roubo e furto a idosos, no âmbito de uma operação que está hoje a decorrer na área metropolitana de Lisboa e Setúbal.

PUBLICIDADE

Imagem figurativa

Em comunicado, a GNR indica que desencadeou, através da Secção de Investigação Criminal da Unidade de Intervenção, uma operação para dar cumprimento a 42 mandados de busca, dos quais 26 em residências e em veículos, e 16 mandados de detenção.

“Os suspeitos selecionavam as vítimas, maioritariamente idosos vulneráveis, residentes na zona interior do país, e através de manobras de distração entravam nas suas residências das quais furtavam ouro e dinheiro, recorrendo à violência sempre que estas ofereciam resistência”, explica a GNR.

PUBLICIDADE

publicidade

Neste processo, em investigação há cerca de dois anos, a GNR registou mais de 30 vítimas, a quem foram roubados, no total, bens de valor superior a 100 mil euros.

Os elementos do grupo faziam-se passar por enfermeiros,  por empregados/as de limpeza a mando da paróquia local ou por assistentes sociais do centro de saúde para auxiliar os idosos a tomar a medicação e solicitavam papel e caneta para deixar um recado a vizinhos. Houve ainda casos em que solicitavam um copo de água, alegando que um deles se sentia mal.

PUBLICIDADE

“Para não serem detetados, alternavam, com muita frequência, de viaturas de aluguer de curta duração nos seus deslocamentos ao longo de todo o território nacional”, acrescenta a GNR.

Os detidos serão presentes na quinta-feira ao Tribunal Judicial de Sintra para 1.º interrogatório e aplicação de medidas de coação.

A operação envolve 275 elementos das Forças de Segurança, entre militares da GNR, nomeadamente da Unidade de Intervenção, da Direção de Investigação Criminal, do Grupo de Intervenção de Ordem Pública e dos Comandos Territoriais de Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal, e elementos da Polícia de Segurança Pública.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com