Crimes

GNR da Figueira da Foz “apanha” 400 quilos de bivalves

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 29-08-2019

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Destacamento de Controlo Costeiro de Figueira da Foz, ontem, dia 27 de agosto, apreendeu 396 quilos de bivalves, em Paião, Figueira da Foz.

PUBLICIDADE

No âmbito de uma ação de fiscalização ao transporte de moluscos bivalves vivos, foi identificado um homem, de 34 anos, que transportava noveículo 264 quilos de berbigão vulgar, 96 quilos de amêijoa macha e 36 quilos de amêijoa boa, provenientes de Aveiro. Após uma inspeção aos bivalves transportados, os militares verificaram que não se fazia acompanhar por qualquer documento de registo ou guia de transporte que comprovasse a proveniência dos espécimes, tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação, que corresponde a uma coima que pode atingir os 3 740 euros.

A GNR alerta que a captura de bivalves, sem que os mesmos sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidos no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem fundamental para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo.

PUBLICIDADE

publicidade

Os bivalves, por ainda se encontrarem vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE