Crimes

GNR apreende 5,2 milhões de cigarros de contrabando

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 21-08-2020

A Unidade de Ação Fiscal (UAF), através do Destacamento de Ação Fiscal (DAF) do Porto, apreendeu hoje, dia 21 de agosto, 5,2 milhões de cigarros de contrabando, no concelho de Vila do Conde.

PUBLICIDADE

No âmbito da atividade de prevenção e combate à evasão e fraude fiscal, e no decurso de uma ação de fiscalização a um veículo pesado de mercadorias, realizada na autoestrada do Norte Litoral (A28), na estação de serviço de Modivas, os militares da Guarda detetaram 260.000 maços de cigarros, acondicionados em 520 caixas que não ostentavam a estampilha especial exigida para a sua comercialização em território nacional, nem se faziam acompanhar de qualquer documentação comercial e aduaneira, comprovativa do pagamento do Imposto Especial Sobre o Consumo do Tabaco (IT) e do IVA.

PUBLICIDADE

publicidade

O valor comercial do tabaco apreendido é de cerca de 1.170.000,00 euros, sendo que se tivesse sido vendido ao público teria lesado o Estado em mais de 900.000,00 euros, resultante da evasão à tributação incidente em sede IT e IVA.

Foi identificado um homem, de 50 anos de idade, e elaborado um auto de notícia pela prática do crime tributário de contrabando.

PUBLICIDADE

A ação contou ainda com o reforço da Unidade Nacional de Trânsito e de uma equipa cinotécnica do Comando Territorial do Porto.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE