Coimbra

A mais genuína e sustentável Festa de Natal está na Cabeça

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 30-11-2016

 

PUBLICIDADE

Cabeça uma pequena aldeia do concelho de Seia, em plena Serra da Estrela, prepara-se para ser, de 8 de dezembro até 6 janeiro, a Aldeia de Natal mais genuína e sustentável do país.

cabecaNatal

PUBLICIDADE

Neste conceito, bem distante do consumismo dos espaços comerciais e dos grandes eventos de recriação natalícia, encontra uma aldeia genuína em que os habitantes abrem as portas das suas casas, transformando a aldeia e as suas ruas num verdadeiro mercado de Natal.

Ali podem ser adquiridos enfeites natalícios que, além de naturais, são feitos com o carinho e paixão dos habitantes da aldeia. E porque estamos em plena serra da Estrela não poderiam faltar as iguarias de Natal imprescindíveis à mesa de qualquer família portuguesa, o queijo serra de Estrela, o requeijão de Seia, as compotas, os frutos secos e até os chocolates inspirados nos aromas da montanha.

PUBLICIDADE

publicidade

Sessões de contos infantis, oficinas temáticas, músicas de Natal, exposições de fotografia e presépios ecológicos, são algumas das atividades propostas. E porque o Natal é especial para as crianças este ano os habitantes criaram, também de forma artesanal, a aldeia dos pequenitos, um espaço que irá fazer as delícias dos mais novos.  

O evento “Cabeça Aldeia Natal”, promovido pela Comissão de Baldios de Cabeça e ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, com o apoio do Município de Seia e da União das Freguesias de Vide e Cabeça, integra o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha.

Os 190 habitantes da aldeia já há vários meses que trabalham na elaboração dos enfeites natalícios que irão decorar as ruas da aldeia, todos feitos exclusivamente com recurso aos elementos naturais da montanha, resultado de limpezas e desbastes florestais, e aos desperdícios de lã das fábricas têxteis da serra da Estrela.

As luzes de Natal, à semelhança do que é a iluminação pública, são com tecnologia LED. Nas pitorescas ruas da aldeia o visitante encontra uma decoração criativa e ecológica, onde não faltam presépios, estrelas, candelabros e grinaldas naturais, feitas pelos habitantes da aldeia, que cobrem as fachadas e a imponente árvore de Natal ecológica.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE