Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

GEFAC promove jornadas que realçam papel da mulher na cultura popular

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 12-02-2019

 O papel da mulher na cultura popular ao longo dos tempos dá o mote às jornadas que o Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC) vai promover de 08 de março a 05 de abril.

PUBLICIDADE

“A mulher é uma protagonista”, disse hoje em conferência de imprensa Rita Brás, da organização das XVII Jornadas de Cultura Popular do GEFAC.

A dirigente salientou que “é inigualável o papel da mulher” ao longo da história, designadamente no que respeita à preservação dos valores culturais, tanto em Portugal como entre outros povos do mundo.

PUBLICIDADE

publicidade

Também Vítor Rodrigues, coordenador da tocata do organismo, frisou que a conceção do programa do festival, que decorre durante um mês, em Coimbra e noutras localidades da região Centro, procurou “traduzir a importância da mulher na transmissão oral da cultura popular”, o que explica o seu começo no Dia Internacional da Mulher, 08 de março.

Em cada momento das jornadas, subordinadas ao tema “Ofícios, cantos e contos: a mulher e a cultura popular”, cuja primeira edição se realizou em 1979, o GEFAC pretende ajudar a compreender também em que medida, atualmente, a mulher influencia ainda as diferentes manifestações da cultura do povo.

PUBLICIDADE

Vítor Rodrigues salientou a necessidade de saber, hoje, qual é o seu peso num processo que tem registado decréscimo de população e em que surgem “novas máquinas, nova distribuição social e demográfica”.

Importa entender “como a mulher assegura essa transformação” na cultura popular, afirmou, numa sessão na sala de ensaios do GEFAC em que também participou Rita Viola, da direção deste organismo autónomo da Associação Académica de Coimbra, fundado em 1966.

Rita Brás valorizou o lugar da mulher ao longo dos séculos, “ora santa, ora pecadora”, mas também “sábia ou símbolo de traição”.

No entanto, é possível neste percurso feminino “identificar pontos de emancipação e libertação”, sublinhou.

O primeiro espetáculo desta edição das Jornadas de Cultura Popular – “um dos principais eventos do GEFAC” – realiza-se no dia 09 de março, às 21:30, no auditório do Conservatório de Música de Coimbra, com a atuação de Celina da Piedade e as Ceifeiras de Pias.

No sábado seguinte, dia 16, o próprio GEFAC apresenta “De lá para cá: cantando e andando”, no Teatro da Cerca de São Bernardo, espetáculo integrado na 21.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC).

“Vozes de Manhouce e cantadeiras do Vale do Neiva” atuam no dia 30, na Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra.

Vindos da Galiza, Espanha, Xabier Díaz & Adufeiras de Salitre apresentam-se no Teatro Académico de Gil Vicente, no dia 05 de abril, também no âmbito da Semana Cultural da UC, encerrando o festival.

Contos para crianças e debates são outras das iniciativas, que incluem o passeio etnográfico “O baixo, o raso e o riba”, nos dias 23 e 24 de março, abrangendo encontros com grupos de cantares polifónicos da região de Lafões, nos concelhos de Vale de Cambra, São Pedro do Sul, Oliveira de Frades e Vouzela, nos distritos de Aveiro e Viseu.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com