Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

GEFAC apresenta “Casa de Partida” no edifício da Associação Académica de Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 25-04-2018

O Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC) apresenta na quinta-feira o espetáculo “Casa de Partida”, através do qual percorre o edifício da Associação Académica de Coimbra, num diálogo entre o passado, presente e futuro daquelas paredes.

PUBLICIDADE

O espetáculo itinerante pelo edifício da Associação Académica de Coimbra (AAC) é apresentado de quinta-feira a sábado pelo GEFAC, numa peça que procura “pegar naquilo que são os diferentes significados” da academia e do edifício e extrapolar para a vida fora daquelas paredes, contou à agência Lusa João Gama, um dos coordenadores da vertente teatral do grupo.

“Casa de Partida” retrata aquilo que são as vivências do passado e presente do edifício, nas suas múltiplas facetas, sejam as lutas estudantis, a confraternização que se gera ou também os caminhos “perigosos” que estão a ser tomados na utilização do edifício, explicou.

PUBLICIDADE

publicidade

O espetáculo “é tudo menos revivalista. Há momentos que nos transportam para o passado, outros para o presente e outros que nos projetam para o futuro”, vincou.

Por entre coreografia, poesia, música, sons e momentos teatralizados, o GEFAC propõe-se a espelhar as diferentes vivências de um edifício que tem sido “a casa dos estudantes”, que a ocupam e a vivem de formas diferentes, aclarou.

PUBLICIDADE

“Críamos ‘flashes’ que levam o público a ativar as suas memórias”, nomeadamente todo o espírito contestatário associado ao movimento estudantil, sejam as lutas antes do 25 de Abril, sejam aquelas que surgiram depois, como os protestos contra a propina ou as mais recentes manifestações contra a transformação da Universidade de Coimbra em fundação.

Pegando na própria “forma muito inusitada” com que os estudantes se manifestam e se fazem ouvir, o espetáculo acaba por ser também ele “feito de forma meio inusitada”, sublinhou João Gama.

“Casa de Partida” conta com a participação de cerca de 25 a 30 pessoas e é uma criação do GEFAC com a coreógrafa Leonor Barata, percorrendo vários dos espaços do edifício que alberga secções e grupos da AAC.

O espetáculo é gratuito, mas está sujeito a reserva, tendo um limite máximo de 20 pessoas por sessão.

Há sessões entre quinta-feira e sábado às 19:30, sendo que no último dia há uma apresentação também às 17:30.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com