Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Gastronomia da Região de Coimbra inspira concurso de curtas metragens

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 05-04-2020

Até 27 de julho, estão abertas as inscrições para o concurso de curtas metragens Food Film Menu 2020, divulgou ao Notícias de Coimbra, a coordenadora da Região de Coimbra – Região Europeia de Gastronomia 2021 ao Notícias de Coimbra.

PUBLICIDADE

A competição pretende reunir pequenos vídeos que permitam destacar as Regiões Europeias de Gastronomia e o respetivo património gastronómico, contribuindo para fomentar a consciencialização acerca da importância da singularidade cultural e alimentar como forma de garantir um futuro mais sustentável. O concurso é organizado pelo Instituto Europeu de Gastronomia, Cultura e Turismo (IGCAT).

PUBLICIDADE

publicidade

Sendo Coimbra a Região Europeia de Gastronomia em 2021, “esta é uma oportunidade fantástica para produtores, curiosos e apreciadores enviarem curtas-metragens,tendo como protagonista a diversidade cultural e gastronómica da Região de Coimbra” refere Sandra Simões, coodenadora do projecto impulsionado pela Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e diversos parceiros regionais.

PUBLICIDADE

Sendo logo à partida o mote da Região Europeia de Gastronomia 2021 a mensagem Coimbra Region: a millionfoodstories (um milhãode estórias gastronómicas) irá incluir-se na categoria dedicada às Regiões de Gastronomia e convoca “para a apresentação de estórias centradas na gastronomia genuína e impar de cada região”.

Sob o tema FoodStories, este concuros de video internacional desafia os participantes a contar histórias gastronómicas ímpares dos territórios, podendo centrar-se nos produtos endógenos, em receitas, chefs, tradições alimentares, inovações ou paisagens, entre outros.

“Face à particularidade do contexto atual, que nos relega para a necessidade de permanecer em casa, harmonizando tecnologias e tradição, fica o desafio para saborear (e partilhar) aquela gastronomia dos afetos, do território, da tradição e dos livros e cadernos de receitas guardados à espera de tempo… guardados à espera de poderem contar estórias temperadas com emoções, vivências e gestos de comensalidade e cultura” – conclui Sandra Simões.

Um comité de especialistas do IGCAT, dos setores de alimentos, cultura e cinema, selecionará um curta-metragem por categoria, constituindo assim o painel de finalistas do FoodFilm Menu 2020. Os sete finalistas serão premiados publicamente em Bruxelas, durante a Semana Europeia das Regiões e Cidades em outubro de 2020, onde o público selecionará o grande vencedor doFoodFilm Menu.

O Food Film Menu visa promover internacionalmente a gastronomia e produtos endógenos; incentivar jovens diretores de cinema, curiosos e apreciadores e tornarem-se embaixadores de suas regiões; e envolver o público para estimular o orgulho e a conscientização sobre sua herança gastronómica e o futuro dos alimentos.

O IGCAT e as Regiões Europeias de Gastronomia reconhecem o setor audiovisual como uma ferramenta poderosa para proteger e mostrar culturas alimentares regionais, atualmente ameaçadas pela globalização e pelas mudanças climáticas que ameaçam a sobrevivência das espécies locais de plantas e animais e o know-how tradicional. Neste pressuposto, o desafio do Food Film Menu contribuirá para valorizar e promover a gastronomia local enquanto património cultural, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e bem-estar das comunidades.

Os vídeos podem ser submetidos a uma de sete categorias: Regiões da Gastronomia; Jovens Chefs Europeus; Experiências com visitantes, relacionados com gastronomia; Rotas Gastronómicas; Novas tendências alimentares; Meio Ambiente e Alimentação; Alimentos e Desenvolvimento Sustentável.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com