Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Garraiada na Queima das Fitas de Coimbra vai hoje a referendo

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 13-03-2018

A continuidade da garraiada no programa de festas da Queima das Fitas vai hoje a referendo, que arranca às 10:30 e termina às 00:00, com mesas de voto em todas as faculdades da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

garraiada

As mesas espalhadas pelas faculdades e departamentos da Universidade de Coimbra vão estar abertas entre as 10:30 e as 18:30, sendo que a votação decorre também entre as 21:30 e as 00:00, na sala de estudo da Associação Académica de Coimbra, num referendo organizado pela Comissão Organizadora da Queima das Fitas (COQF).

PUBLICIDADE

publicidade

Em fevereiro, a COQF decidiu, “por unanimidade, propor a abolição da garraiada como evento tradicional da festa”.

Face a essa posição, o Conselho de Veteranos e a Associação Académica de Coimbra (AAC) – entidades tutelares da Queima – acordaram em realizar um referendo aos estudantes da Universidade de Coimbra sobre o futuro da garraiada.

PUBLICIDADE

A decisão de propor a abolição da garraiada surge depois de, em 2016, a garraiada ter sofrido algumas alterações (foi retirada a lide do novilho a pé e a cavalo), face a protestos e discussão no seio da academia contra a realização do evento.

Em 2016, foi a Queima das Fitas do Porto que optou por suspender a garraiada académica, uma medida justificada pela “fraca adesão dos estudantes” àquela atividade nos últimos anos e à “queda da tradição tauromáquica”.

A Queima das Fitas de Coimbra realiza-se este ano de 04 a 11 de maio.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com