Restaurantes

Galos e Galinhas esperam por si no Centro Histórico de Coimbra!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 23-11-2016

O Centro Histórico de Coimbra tem Galo? Tem! Muito galo…e galinha! Para todos os que desejem apreciar estas aves nos 40 restaurantes que aderiram à Festa do Galo.

PUBLICIDADE

img_9081

Esta Festa do Galo decorre entre  1 e 17 de dezembro. Integra a programação de Natal “Luzes sobre a Baixa de Coimbra.

PUBLICIDADE

É organizada pela Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) em parceria com a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).

A Festa do Galo (e da Galinha) foi apresentada pelas duas associações a bordo do barco Basófias.

PUBLICIDADE

publicidade

Os convidados, onde se destacavam vários empresários da área da restauração,  foram presenteados com castanhas e jeropiga.

As entidades promotoras desta festa pretendem captar mais clientes para a restauração do Centro Histórico de Coimbra através da “realização deste evento gastronómico em torno do Galo e da Galinha”.

img_9077

Vítor Sá Marques, Presidente da APBC, mostrou-se satisfeito com o número de restaurantes que aderiram à iniciativa.  

O líder dos comerciantes  da Baixa de Coimbra aproveitou a presença da comunicação social para anunciar que o Pai Natal vai chegar no sábado, 26 de novembro, pelas 11:00.

Tendo em vista uma maior dinamização da Baixa, a APBC espera que as lojas estejam abertas ao sábado à tarde, domingos, feriados do mês de dezembro.

“Como Coimbra, concretamente, não tem um prato que a gente lhe possa chamar nosso, temos de inventar e chamar outros pratos”, afirmou João Madeira, da AHRESP, para justificar a escolha do galo e da galinha.

Surgiu  a ideia do galo e da galinha, porque  o único prato de Coimbra seria peixe de escabeche, por causa do rio, por  não haver frigoríficos… lamenta João Madeira ao promover a quinzena “na Páscoa do Inverno para os espanhóis”.

Cada restaurante aderente vai servir uma especialidade onde esteja envolvido o galo ou galinha, pratos que estarão disponíveis nas ementas dos almoços e jantares de 1 a 17 de Dezembro.

img_9131

O evento gastronómico terá um cariz solidário ao apoiar a Ergue-te ( trabalha para a inserção social e laboral de prostitutas) e a Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra (mentora de diversas creches, jardins de infância, casas de acolhimento de menores e mães).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE