Universidade

Gabriela Figueiredo Dias eleita Presidente do Conselho Geral da Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 08-02-2021

Gabriela Figueiredo Dias é a nova Presidente do Conselho Geral da Universidade de Universidade de Coimbra. A eleição foi feita esta segunda-feira (dia 8), numa reunião em formato digital. 

PUBLICIDADE

Atual presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Gabriela Figueiredo Dias é Licenciada e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde foi assistente e à qual mantém ligações (sendo com frequência convidada para conferências e sessões em cursos de pós-graduação).

Com um vasto currículo na área da regulação das bolsas e mercados de valores mobiliários, Gabriela Figueiredo representa também a CMVM em diversos organismos internacionais, como a Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA), onde preside ao Comité de Gestão de Investimento, a Organização Internacional de Comissões de Valores (IOSCO) e a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), onde é Vice-Presidente do Corporate Governance Committee.

PUBLICIDADE

publicidade

“É uma honra, mas também um grande desafio, presidir a um órgão tão relevante de uma Universidade tão prestigiada como a Universidade de Coimbra, sobretudo num momento que é, inevitavelmente, de transformação consequente. Assumo, pois, um compromisso para com a evolução na continuidade, procurando oferecer resultados em benefício da inovação, da sustentabilidade e da relação da Universidade com a comunidade”, afirma Gabriela Figueiredo Dias.

A nova Presidente foi escolhida entre a lista de dez personalidades externas cooptadas a 29 de janeiro para do Conselho Geral da Universidade de Coimbra. As restantes nove são Alberto Órfão, Alcino Lavrador, Irene Fonseca, Joaquim Menezes, Maria Antónia Athayde Amaral, Maria Vlachou, Nuno Moita, Pedro Couceiro e Rui Ivo.

PUBLICIDADE

O Conselho Geral da Universidade de Coimbra é composto por dezoito representantes dos professores e investigadores, cinco representantes dos estudantes, dois representantes dos trabalhadores não docentes e não investigadores e dez personalidades de reconhecido mérito externas à Universidade de Coimbra.  

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE