Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Funeral de Rui de Alarcão “invadido” por turistas

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 20-08-2018

A Universidade de Coimbra não teve o bom sendo de interromper as visitas turísticas à Universidade de Coimbra (ou pelo menos delimitar a área) durante o período em que o corpo de Rui de Alarcão, ex-Reitor da Universidade de Coimbra,  esteve em câmara ardente na Capela desta instituição de ensino.

PUBLICIDADE

Presente no local, João Gabriel Silva, actual reitor da Universidade de Coimbra, não diligenciou no sentido de afastar este triste cenário, preferindo continuar a facturar com a presença dos turistas.

PUBLICIDADE

publicidade

Recordamos que Universidade de Coimbra terá registado mais de 500 mil visitantes em 2017, o que representará uma receita de cerca de 4,5 milhões de euros, mas instituição pública não se tem mostrado muito interessada em dar pormenores sobre esta operação.

PUBLICIDADE

A porta férrea e o pátio das escolas foram sendo invadidos por turistas, que se iam misturando com quem foi prestar a última homenagem ao antigo Reitor.

Os viajantes, em traje de passeio, iam parando e tirando fotografias, como  se estivessem numa festa.

Durante as exéquias também foram permitidas visitas à torre, sendo que tal aconteceu em ocasiões em que os sinos dobravam pelo Magnifico Reitor.

A loja da Universidade, paredes meias com a Capela de São Miguel, continuou de portas abertas a vender bugigangas e a tocar música.

A capela foi a única parte da Universidade de Coimbra vedada aos turistas que faziam fila e barulho junto a uma das portas para irem aos sanitários da Faculdade de Direito.

O ex-reitor da Universidade de Coimbra morreu no último domingo, aos 88 anos, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, onde se encontrava internado.

Nascido em 1930, o professor universitário de Direito foi reitor da Universidade de Coimbra entre os anos de 1982 e 1998, para além de membro da Comissão Constitucional e membro do Conselho de Estado.

O corpo do ex-reitor da Universidade de Coimbra esteve em câmara ardente desde as 10:00 desta segunda-feira na Capela da Universidade de Coimbra.

As exéquias fúnebres terão início pelas 16:00,  sendo depois o corpo encaminhado para o cemitério de Cernache (Coimbra).

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com