Coimbra

Fundação Luso recupera peça de arte sacra do Convento de Santa Cruz do Bussaco  

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 29-07-2019

As obras de recuperação da peça de arte sacra – Santo Elias – promovidas pela Fundação Luso, já se encontram concluídas e já é possível encontrar a peça de arte no altar-mor Convento de Santa Cruz do Bussaco.

PUBLICIDADE

O valor de acesso à Exposição, patente no salão do Casino do Luso, sobre o Convento de Santa Cruz do Bussaco tinha como finalidade o restauro desta peça de arte em elevado estado de degradação, numa mostra sobre obras do século XVII ao século XIX ligadas à prática eremítica dos Carmelitas Descalços e à ação reformadora de Santa Teresa de Ávila, promovida pela Fundação Luso, com a Fundação Mata do Bussaco e a Direção Regional de Cultura do Centro.

PUBLICIDADE

publicidade

As obras de restauro do Santo Elias iniciaram-se em outubro de 2018 e o investimento foi de 4.740 euros proveniente da receita gerada pelos visitantes da Exposição.

A escultura do Profeta Santo Elias, datada do século XVII – XVIII e enquadrada no estilo da escultura barroca apresentava vários problemas de conservação e a intervenção realizada foi preferencialmente de conservação, tendo nas zonas mais degradadas sido realizados alguns restauros da policromia de modo a que não se perdesse a leitura da peça. Em suma, a intervenção realizada beneficiou a peça ao nível da imagem garantindo uma maior longevidade da mesma.

PUBLICIDADE

O processo de conservação e restauro foi levado a cabo pelo Laboratório de Conservação e Restauro do Mosteiro de Santa Clara a Velha, da Direção Regional da Cultura do Centro.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE