Cidade

Fundação INATEL arranca com programa “Conheça a sua Região”

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 06-01-2019

Teve início esta sexta-feira o programa “Conheça a sua Região”, iniciativa da Fundação INATEL com vários municípios integrantes da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. A primeira sessão fomentou a visita de cerca de 50 cidadãos seniores ativos de Tábua ao concelho de Penela.

PUBLICIDADE

O acolhimento do grupo foi feito nos Paços do Município, pelo presidente da autarquia, Luís Matias, pelo seu vice-presidente, Rui Seoane, e pelo diretor da Fundação INATEL em Coimbra, Bruno Paixão. De acordo com Luís Matias, “o Município de Penela aderiu a esta iniciativa com grande entusiamo pois é uma forma de ativar o sentimento de pertença a uma região, permitindo também a cada município mostrar o seu concelho, a sua cultura e os seus eventos”.

PUBLICIDADE

publicidade

Este dia consistiu numa visita ao Penela Presépio, considerado já um dos maiores eventos de natal da região e do País, com a habitual viagem no comboio turístico. O grupo partiu de seguida para a Villa Romana do Rabaçal e uma passagem pelo presépio tradicional do Espinhal, feito por artesãos locais, representando a freguesia e o seu património histórico, natural e paisagístico.

Como referiu Bruno Paixão, o programa “Conheça a sua Região” irá “dinamizar o intercâmbio de concelhos, com a participação dos municípios aderentes, procurando reforçar a coesão territorial e o conhecimento da região pelos cidadãos dos vários pontos da comunidade intermunicipal da Região de Coimbra, contribuindo para o sentimento de pertença, para a inclusão e para a geração de sinergias, bem como para potenciar a economia local”.

PUBLICIDADE

Ainda de acordo com o diretor da Fundação INATEL em Coimbra, esta sessão é apenas a primeira de muitas que vão ser feitas todos os meses, ao longo deste ano, estando a programação a ser fechada e a inclusão de instituições relevantes da região a ser diligenciada, sendo em breve apresentada e formalizada publicamente. “A resposta espontânea, ativa e altruísta dos municípios de Tábua e de Penela foram uma força muito encorajadora e a prova de que juntos somos efetivamente mais fortes”, sublinhou Bruno Paixão, deixando um agradecimento a Luís Matias, presidente do Município de Penela e a Mário Loureiro, presidente do Município de Tábua, “pela visão arrojada, corajosa e inclusiva” que torna forte a nossa Região.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE