Coimbra

Fundação ADFP promove habitação em Penela

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 16-06-2020

A Fundação ADFP decidiu adquirir um terreno da Câmara Municipal de Penela para construir 6 apartamentos de habitação a custos controlados.

PUBLICIDADE

A escritura do terreno foi assinada em Penela por Luís Matias, Presidente da Câmara Municipal, e por Jaime Ramos, Presidente da Fundação ADFP.

PUBLICIDADE

publicidade

Penela é um concelho com um excelente dinamismo empresarial que estava a criar emprego antes da epidemia Covid.

Graças ao dinamismo da autarquia na disponibilização de terrenos para instalação de empresas e a proximidade á autoestrada A13. Penela tem visto a sua economia crescer.

PUBLICIDADE

Devido a escassez de oferta habitacional os trabalhadores das empresas de Penela têm dificuldade em encontrar habitação obrigando-se a residir em concelhos vizinhos, com incómodas deslocações diárias.

Perante esta evidência a Fundação decidiu dar o seu contributo para incentivar uma dinâmica de construção de habitação a custos controlados em Penela.

 Recordamos que a Fundação, em colaboração com a Câmara de Penela instalou algumas famílias de refugiados numa urbanização que estava “abandonada” e que após esta iniciativa muitas famílias portuguesas instalaram-se nos apartamentos dessa urbanização.

A Fundação produz em Penela uvas para fabrico de vinho: o vinho Rabarrabos teve uma medalha de ouro em Itália.

A Fundação ADFP tem nos estatutos o objetivo de contribuir para criar respostas habitacionais e assume-se como agente de desenvolvimento local e regional. Por esta razão criou em Miranda do Corvo o Bairro da Associação com lotes para moradias e para pequenos prédios para apartamentos.  A Fundação é uma instituição de solidariedade social, sem fins lucrativos (não distribui lucros nem dividendos nem remunera capital) que investe os seus saídos para criar emprego e desenvolver a região.

Com 32 anos de existência, é uma das maiores fundações particulares do País quanto ao número de trabalhadores, com atividade prioritária na assistência social, saúde e educação desenvolvendo a título secundário ações na cultura, desporto, habitação, agricultura e turismo.

Um dos seus objetivos de gestão é criar sustentabilidade que a tornem menos dependente dos subsídios do Estado.

Tem atividade em Condeixa, Coimbra, Fundão, Miranda e Condeixa.

Os seus dirigentes são voluntários, sem remuneração nem prémios.

Com este investimento a Fundação deseja estimular a atividade da construção de habitação em Penela, contribuindo para a fixação de pessoas e coesão social do território.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE