Coimbra

Fundação ADFP promove concurso de Miniaturas “A minha Biblioteca Itinerante”

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 24-01-2019

A Fundação ADFP, no âmbito do serviço prestado pelo seu Bibliomóvel “A Quinta dos Livros”, que comemora o 60º aniversário da Biblioteca Itinerante, em colaboração com a Rede de Bibliotecas de Miranda do Corvo e Projeto Trilhos do Futuro, promove este concurso de Miniaturas de modo a manter viva a memória e a importância de um serviço que possibilitou o acesso gratuito à leitura a milhares de pessoas.

PUBLICIDADE

O objetivo do concurso de Miniaturas “A minha Biblioteca Itinerante”, é despertar a criatividade e a imaginação através da elaboração de uma miniatura da Biblioteca Itinerante, mas sobretudo chamar a atenção para a sua importância na promoção da leitura e da cultura no seio da comunidade que serve desde 1959. A Biblioteca Itinerante permitiu às pessoas alargar os horizontes culturais e quebrar o isolamento a que muitas estavam votadas.

Pretende-se igualmente com este concurso, estimular o espírito e a criatividade artística, bem como fomentar o intercâmbio intergeracional.

PUBLICIDADE

publicidade

Como nos vários concursos do “Espantalho-Hortelão”, este concurso de Miniaturas “A minha Biblioteca Itinerante” também é coletivo (Ex: sala de pré; turma de escola; grupo de lar), e as miniaturas dos Bibliomóveis poderão ser elaboradas com recurso a várias técnicas e materiais, obedecendo às seguintes caraterísticas: altura máxima 30 cm, largura máxima 20 cm, comprimento máximo 50 cm, e ser construído maioritariamente com materiais reciclados e/ou recicláveis. O tema é “A minha Biblioteca Itinerante” e a réplica da viatura pode ser da atual ou das mais antigas.

Podem participar no Concurso “A minha Biblioteca Itinerante” as turmas da Educação Pré-Escolar, do Primeiro Ciclo do Ensino Básico – 1º, 2º, 3º e 4º Anos e os Lares de Idosos/Centros de Dia, visitados pelo Bibliomóvel da Fundação ADFP “A Quinta dos Livros”.

PUBLICIDADE

São admitidos a concurso os trabalhos elaborados com as mais diferentes técnicas (em suporte com as caraterísticas acima descritas), devendo ser entregues no Bibliomóvel da Fundação ADFP “A Quinta dos Livros”, ou na sede da Fundação ADFP em Miranda do Corvo.

Serão aceites a concurso os trabalhos recebidos no Bibliomóvel “A Quinta dos Livros” ou na sede da Fundação ADFP até ao dia 15 de Junho de 2019. Os resultados serão divulgados no dia 10 de Setembro de 2019 em www.parquebiologicodaserradalousa.pt erb.mirandadocorvo.com.

Os trabalhos serão apreciados por um júri constituído por um elemento da Fundação ADFP, entidade organizadora do Concurso, um Professor de EVT e um Arquiteto. Do resultado do concurso lavrará o júri uma ata que terá oportuna divulgação nos sítios www.parquebiologicodaserradalousa.pt e rb.mirandadocorvo.com e será afixada no Bibliomóvel “A Quinta dos Livros”. As decisões do júri não estão sujeitas a reclamação. Os casos omissos do regulamento (que consta em toda a informação já descrita) serão resolvidos por deliberação do júri.

 Quanto aos projetos vencedores, o 1º Prémio consiste numa entrada no Parque Biológico Serra da Lousã e também visita ao Templo Ecuménico Universalista a cada elemento do grupo; o 2º Prémio é uma entrada no Cinema da Fundação ADFP a cada elemento do grupo; o 3º e último prémio é 1 livro a cada elemento do grupo.

Os vencedores deste Concurso de Miniaturas “A Minha Biblioteca Itinerante” serão contactados pela organização a fim de combinar a logística da entrega dos prémios. Todos os trabalhos ficarão na posse da Fundação ADFP, cabendo-lhe o direito de os divulgar e expor, sem quaisquer encargos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE