Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Fundação ADFP pode vencer Prémio Internacional do Dubai

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 18-10-2017

A Fundação ADFP candidatou o Parque Biológico da Serra da Lousã e Templo Ecuménico Universalista ao Prémio Internacional do Dubai, na categoria de Boas Práticas na Intervenção Local – Desenvolvimento e reabilitação de espaços urbanos.

PUBLICIDADE

veado

A Dubai International Awards já comunicou à ADFP que o projeto passou a primeira fase de avaliação tendo transitado, assim, à segunda fase do prémio. Foi considerado pela organização de “relevante para o prémio e para a categoria em que foi submetido”.

PUBLICIDADE

publicidade

Este prémio visa galardoar projetos que tenham impacto na melhoria da qualidade de vida das pessoas, e cuja sustentabilidade social, cultural, económica e ambiental esteja salvaguarda.

O prémio é organizado pela Dubai Municipality (instituição governamental, com um conselho consultivo que junto organizações e empresas da comunidade) e a UN-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos).

PUBLICIDADE

Numa primeira fase foi avaliada a relevância do projeto no enquadramento da candidatura e a adequação à categoria a que se candidata. Depois desta primeira aprovação, o projeto Parque Biológico da Serra da Lousã e Templo Ecuménico Universalista passam à fase seguinte onde serão avaliados pelo Comité Consultivo Técnico.

Templo 2

A Fundação ADFP apoia crianças, jovens, pessoas com deficiência ou doença mental crónica, idosos e mulheres grávidas ou mães em risco, sem-abrigo e refugiados, com valências e serviços sociais, saúde, desporto, cultura e turismo. Apoia regularmente cerca de 3400 utentes, dos quais 480 são residentes. Cria negócios sociais que contribuem para o desenvolvimento local e para a sustentabilidade social e financeira da organização, tornando-a menos dependente do Estado.

Neste sentido, criou o Parque Biológico da Serra da Lousã – um parque temático destinado ao turismo, mas com a particularidade de dar ocupação e emprego a pessoas com deficiência ou doença mental, permitindo-lhes uma vida socialmente útil como forma de terapia.

Esta dupla vertente, turismo/lazer associado ao apoio social, fez com que o projeto, ainda embrionário, recebeu em 2007 o 1º Prémio Nacional na categoria de Investimento Humano do European Enterprise Awards.

Em 2012,  ganho o 1º Prémio EDP Solidária e 1º Prémio de Empreendedorismo Social Damião de Góis e o 1º Prémio Hospital do Futuro na categoria de Serviço Social-

O 1º Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio foi conquistado é 2015.

Em 2014, com o Templo Ecuménico universalista, foi referenciado pela Comissão Nacional da UNESCO como candidato ao Prémio Internacional Unesco-Madanjeet Singh para a Promoção da Tolerância e da Não-Violência.

Em 2015, o Parque Biológico da Serra da Lousã foi, ainda, considerado pelo Jornal Expresso uma das seis maravilhas da Região Centro.

No ano de 2016 recebeu o Prémio Acesso Cultura Integrado (Acessibilidade física, social e intelectual), atribuído pela associação Acesso Cultura, ao Projeto Parque Biológico da Serra da Lousã / Espaço da Mente.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com