Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Fundação ADFP de Miranda do Corvo nomeia Provedor do cidadão com Deficiência

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 20-06-2021

A Fundação ADFP de Miranda do Corvo nomeia Samuel Coimbra no cargo de Provedor do cidadão com Deficiência e/ou Incapacidade e Doença Mental. Samuel Coimbra é responsável pelo armazém e aprovisionamento da instituição mirandense, licenciado em economia, e terá como prioridade a promoção e defesa dos direitos para todos os cidadãos, tendo em vista a inclusão de todas as pessoas com desvantagens na instituição. Será responsável por dar voz às sugestões apresentadas pelos seus utentes e apresentar recomendações e/ou propostas concretas para o tratamento das questões ligadas a estes cidadãos.

PUBLICIDADE

O Provedor reforça o elo entre as pessoas com deficiência e/ou incapacidade, incluindo doença mental e a Instituição, incitando às boas práticas, monitorizando e promovendo a aplicação do Código de Ética e Conduta e presta informações sobre os direitos e apoios que assistem a estes cidadãos, nomeadamente em áreas como a saúde, segurança social, habitação, equipamentos e serviços.

A Fundação ADFP com esta nomeação pretende promover, por meios informais e de forma tão atenta quanto possível, os direitos, liberdades e garantias das pessoas com deficiência e incapacidades, incluindo doença mental e ainda, defender, em articulação com todas as pessoas e entidades representativas desta causa, a igualdade de oportunidades entre pessoas com e sem deficiência, refere a instituição em comunicado.

PUBLICIDADE

publicidade

Para o Provedor Dr. Samuel Coimbra o exercício pleno da cidadania por parte do cidadão com deficiência é uma causa socialmente transversal, que deverá envolver toda a comunidade da instituição e que é comum às crianças, aos jovens, aos cidadãos idosos e a todos nós.

A Fundação ADFP é uma IPSS sem fins lucrativos, com reconhecimento de Utilidade Publica, com 33 anos de experiência, no apoio social a crianças, jovens, pessoas com deficiência ou doença mental crónica, idosos, mulheres grávidas ou mães em risco, refugiados e sem-abrigo. Apoia regularmente cerca de 7 300 utentes/clientes, dos quais 480 são residentes. Tem uma força de trabalho remunerado de cerca de 573 pessoas, incluindo utentes em atividades ocupacionais, formação profissional e desempregados em CEI. 43% têm deficiência/doença crónica, 18% são do quadro, alguns a desempenhar funções de topo. Incluindo voluntários sem e com prémio de bolso, o número ultrapassa os 860 colaboradores. O lema é “Investimos com bondade em Pessoas”, na lógica de integração dos diferentes grupos sociais, no convívio intergerações e na igualdade de género. A diversificação de atividade é fundamental na sua estratégia de crescimento sustentado, criando riqueza e receitas próprias que a tornem independente.

PUBLICIDADE

As Nações Unidas estimam que o número de pessoas com deficiência ou incapacidade ronde os 650 milhões em todo o mundo, e que cerca de 15 a 20 % da população de cada país possua algum tipo de deficiência ou incapacidade. A previsão das Nações Unidas acerca destes números é a de que eles tendem a aumentar, se forem tidos em conta fatores como o crescimento demográfico, o desenvolvimento científico e o envelhecimento da população.
Os dados acerca do número de pessoas com deficiência em Portugal indicam, segundo os Censos de 2011, que cerca de 6% da população portuguesa é portadora de deficiência, fator que a impossibilita de, em interação com o meio, exercer de forma plena a sua cidadania.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com