Crimes

Funcionário das finanças de Coimbra é um dos cinco suspeitos de integrar rede que resolvia problemas fiscais de empresas

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 06-02-2020

A Polícia Judiciária (PJ) deteve cinco homens, um deles funcionário da Autoridade Tributária no distrito de Coimbra, suspeitos de criarem uma rede que resolvia problemas fiscais de empresas em troca de contrapartidas monetárias, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

O inquérito, dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Coimbra, levou à detenção de cinco homens com idades entre os 48 e os 67 anos suspeitos da prática de crimes de corrupção passiva e ativa, falsificação de documentos, branqueamento de capitais, acesso ilegítimo qualificado e fraude fiscal qualificada, anunciou hoje a Diretoria do Centro da PJ, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

A investigação, que começou no final de 2018, levou a 29 buscas, domiciliárias e não domiciliárias, nas zonas de Lisboa, Leiria e Coimbra, em entidades públicas e em empresas, refere o mesmo comunicado.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com fonte da PJ, os restantes arguidos são proprietários de empresas da zona Centro e Lisboa, e funcionavam como uma espécie de angariadores de clientes para a rede.

A rede, refere a PJ, atuava “em benefício de terceiros na resolução de problemas fiscais, recebendo contrapartidas monetárias e outras”.

PUBLICIDADE

Entre a resolução de problemas fiscais, estariam situações de eliminação de dívidas ao fisco ou ajuda a protelar os processos, de forma que estes acabassem por prescrever, como aconteceu em alguns dos casos investigados, afirmou à agência Lusa fonte da PJ.

A larga maioria dos clientes desta rede “eram empresas”, acrescentou.

Os arguidos estão hoje a ser sujeitos a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Coimbra.

Apesar da detenção, a investigação continua a decorrer, salienta a PJ.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE