Economia

Frente Comum critica “surdez” do Governo por manter atualização salarial

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 15-11-2021

O líder da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, Sebastião Santana, disse hoje que o Governo manteve “a postura de surdez” relativa às reivindicações dos trabalhadores ao manter a atualização salarial de 0,9% para 2022.

PUBLICIDADE

“O Governo mantém a postura que tem mantido que é de perfeita surdez em relação àquilo que são as propostas dos trabalhadores”, disse Sebastião Santana à saída da segunda ronda negocial com a equipa do Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, em Lisboa, após o ‘chumbo’ do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022).

Os sindicatos tinham a expetativa de que o Governo melhorasse a proposta de atualização salarial de 0,9% e que avançasse com medidas também em relação a outras matérias, mas tal não se verificou, segundo a Frente Comum.

PUBLICIDADE

publicidade

Depois de uma reunião que durou menos de meia hora, Sebastião Santana disse que o Governo “não tem vontade de resolver problema nenhum nem sequer aqueles que pode resolver desde já”, como a precariedade, a revisão do sistema de avaliação de desempenho ou o subsídio de alimentação.

“Não estamos surpreendidos mas é evidente que não estamos satisfeitos e é uma evidência que os trabalhadores da administração pública, perante este tipo de atitudes saberão dar resposta a este Governo e àquele que se lhe seguir”, avisou o líder da Frente Comum, lembrando que na sexta-feira a estrutura realizou uma greve nacional.

PUBLICIDADE

Além da atualização de 0,9% para todos os trabalhadores da administração pública, está ainda previsto o alinhamento da remuneração base com o novo valor do salário mínimo nacional, a definir na Concertação Social, que deverá ser de 705 euros.

O Governo e os sindicatos da função pública estão esta manhã reunidos, pela segunda vez após o ‘chumbo’ do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), em 27 de outubro, que levou à dissolução do parlamento e à convocação de eleições antecipadas para 30 de janeiro.

Além da Frente Comum, a equipa do Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública reúne-se ainda hoje com a Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) e o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE).

Na sexta-feira, dia em que se realizou a greve nacional da função pública convocada pela Frente Comum, a ministra Alexandra Leitão afirmou, no Porto, que qualquer eventual avanço nas negociações com os sindicatos nesta segunda ronda seria “muito limitado” pelo contexto de gestão orçamental em duodécimos.

Em 2021, além dos aumentos de 20 euros na remuneração base da função pública, para os 665 euros, de modo a ficar igual ao salário mínimo nacional, houve aumentos de 10 euros para os salários que se situavam logo a seguir, entre os 665 e os 791,91 euros.

Nos últimos 12 anos, apenas em 2020 houve aumentos para todos os trabalhadores da Administração Pública, de 0,3%, em linha com a inflação.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE