Política

Freguesias entendem que horário do voto de confinados não altera preparativos

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 19-01-2022

Associação Nacional de Freguesias (Anafre) considerou hoje que a recomendação de um horário para votação dos confinados devido à covid-19 nas eleições legislativas não vai alterar os preparativos já em curso, apelando à responsabilidade individual dos eleitores.

PUBLICIDADE

“O que estava, neste momento, já previsto executar, ou planificado, dificilmente irá ser alterado, porque nós já temos previstas as maiores cautelas em termos de as pessoas não se cruzarem nos corredores das escolas ou edifícios onde vai ser efetuada a votação, exigir a todos o uso da máscara obrigatório e tentar que todos desinfetem as mãos e tenham uma esferográfica própria”, afirmou à Lusa o presidente da Anafre, Jorge Veloso, salientando que os membros das mesas são pessoas habituadas à realização de atos eleitorais, alguns durante a pandemia.

Jorge Veloso sublinhou que as condições de segurança em que deve decorrer o ato eleitoral no dia 30, desde as 08:00 da manhã, não serão alteradas para a votação de pessoas em confinamento devido à covid-19 numa hora específica.

PUBLICIDADE

publicidade

“As condições de votar não se podem alterar naquela altura. Temos poucas hipóteses disso. […] As condições têm de estar garantidas quer para os confinados, quer para os outros”, acrescentou.

Para o autarca, a segurança no ato da votação também “é da responsabilidade de cada um”.

PUBLICIDADE

“Cada um tem de ser muito responsável pelo que vai fazer no dia 30. Não só no [ato de] votar, mas também na responsabilidade civil de se comportar como deve ser, respeitando as normas”, sublinhou.

Jorge Veloso lembrou ainda que quem está em confinamento ainda pode inscrever-se na modalidade de voto em confinamento até domingo, pedindo a recolha de voto no domicílio por equipas do município.

Segundo o portal do eleitor, quem está confinado devido à covid-19 pode requerer, entre 20 e 23 de janeiro, em https://www.portaldoeleitor.pt) o voto antecipado, caso o confinamento lhe tenha sido decretado até ao dia 22 de janeiro por uma autoridade de saúde.

Os votos destes eleitores serão recolhidos entre 25 e 26 de janeiro pelo presidente da Câmara Municipal respetiva, ou seu representante, na morada onde se encontra em confinamento.

Os restantes eleitores podem também solicitar até quinta-feira, no mesmo portal, o voto antecipado ou em mobilidade, votando este domingo presencialmente na secção de voto escolhida.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE