Coimbra

Frederico Valido: ex-futebolista médico foi decano dos directores de serviço

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 28-08-2020

Um ex-futebolista da Académica de Coimbra, Frederico Valido, que singrou na Medicina, deixou, hoje, de ser o director de serviço hospitalar porventura mais antigo no cargo.

PUBLICIDADE

Frederico Fernando Valido, que completou 70 anos de idade, criou, em 1987, o Serviço de Patologia Clínica do Centro Regional de Oncologia de Coimbra (CROC), deixando-o com prestígio de âmbito nacional e internacional.

PUBLICIDADE

publicidade

O médico, que exerceu durante uma década nos antigos Hospitais da Universidade de Coimbra, antes de ingressar no Instituto Português de Oncologia, foi presidente do Conselho de Administração do CROC e director clínico (por eleição).

Antigo jogador da Briosa, natural de Lisboa, Valido rumou a Coimbra para estudar Medicina e ingressou como futebolista na Académica (Secção da AAC), aos 19 anos de idade.

PUBLICIDADE

A representar a Académica, foi campeão nacional da II Divisão (1972-73); no Benfica, conquistara o título de campeão nacional do escalão de juniores.

Frederico Fernando orgulha-se de ter dedicado a vida à Medicina e, “em particular, ao Serviço Nacional de Saúde”.

Foi presidente (em dois mandatos) do Conselho Distrital de Coimbra da Ordem dos Médicos (OM), membro do Conselho Nacional de Oncologia, coordenador da Semana Europeia Contra o Cancro (1990), presidente da Comissão de Verificação Técnica de Análises Clínicas e Patologia Clínica (2005-13) e membro da Direcção do Colégio de

Patologia Clínica da OM (2003-06).

Frederico Valido interveio em perto de 50 trabalhos publicados, como autor ou co-autor, e presidiu a mais de 50 júris de exame para a atribuição da especialidade de patologia clínica.

Penduradas as chuteiras, a dedicação à “sua” Académica levou-o a presidir, em três ocasiões, ao Núcleo de Veteranos da Briosa.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE