Francisco Queirós diz que a Proteção Civil municipal tem uma carência enorme de meios

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 25-09-2017

O candidato pela CDU à Câmara de Coimbra, Francisco Queirós, defendeu hoje uma aposta no trabalho de prevenção dos incêndios florestais, sublinhando a importância de se voltar a investir nos serviços florestais, que foram extintos.

PUBLICIDADE

FOGO

“Faltam meios para o trabalho de retaguarda, que significa prevenção. Sabemos bem que a prevenção é fundamental no que diz respeito à possível ocorrência de situações gravosas”, afirmou o cabeça de lista da CDU à Câmara de Coimbra, que falava à agência Lusa durante uma ação de contacto com os bombeiros sapadores do município.

PUBLICIDADE

Segundo Francisco Queirós, a proteção civil municipal tem “uma carência enorme de meios humanos e de capacidade de dar resposta”.

Para o candidato, seria necessário “reforçar os meios de vigilância”, recordando a extinção dos serviços florestais.

PUBLICIDADE

publicidade

“Há que investir fortemente naquilo que existiu – os serviços florestais -, como meio de prevenção dos incêndios. Os guardas conheciam todos os cantos [da floresta]”, notou.

No concelho de Coimbra, Francisco Queirós nota que “a limpeza das bermas tem sido feita pontualmente” e “o próprio município tem descurado a limpeza das suas próprias áreas verdes”, realçando ainda que é necessário insistir junto dos particulares que não limpam os seus terrenos.

Para além de um maior trabalho na área da limpeza de terrenos e bermas, o candidato pela CDU considera que é também necessário apostar na sensibilização das populações.

“O município tem um papel determinante junto das escolas na sensibilização relativamente às questões de segurança”, nomeadamente no que toca a incêndios e sismos, frisou.

Nas eleições autárquicas de 01 de outubro, são candidatos à Câmara de Coimbra o atual presidente da Câmara, Manuel Machado (PS), Francisco Queirós (CDU), Jorge Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Vítor Ramalho (PNR), Jaime Ramos (PSD/CDS-PP/PPM/MPT), José Manuel Silva (Somos Coimbra) e Vítor Marques (PAN).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE