Coimbra

Fotografias de Varela Pècurto doadas a Coimbra em exposição na Casa Municipal da Cultura

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 07-11-2019

A obra fotográfica de Varela Pècurto, doada pelo fotógrafo ao Município de Coimbra, estará exposta na Casa Municipal da Cultura, de 8 de novembro a 29 de fevereiro de 2020. A mostra insere-se no programa “Memorizar Coimbra”, que tem sido levado a cabo pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC) com o objetivo de levar ao público, com regularidade, fotografias da cidade de outros tempos.

PUBLICIDADE

A inauguração da exposição será pelas 16h00 e contará com a presença do artista e da vereadora da Cultura, Carina Gomes.

A exposição pretende dinamizar este equipamento e divulgar o valioso acervo imagético municipal, designadamente, aquele existente no serviço da Imagoteca da Biblioteca Municipal de Coimbra, que divulga, desta vez, um conjunto de 16 fotografias de Varela Pècurto, algumas das quais levadas a concurso pelo artista que nasceu em Ervedal, concelho de Avis, a 7 de abril de 1925 e se fixou em Coimbra em 1950.

PUBLICIDADE

publicidade

Assim, o visitante deparar-se-á com registos fotográficos que divulgam a Coimbra das décadas de 50 e 60, focando temas como a etnografia, alguns aspetos urbanos, atividades de índole económica e social, além de vistas aéreas, onde o olhar de Pècurto nos revela uma cidade muito diferente da que hoje conhecemos.

Não passarão, por certo, despercebidas imagens relacionadas com o quotidiano da cidade de outrora, como aquelas intituladas “O Belo Choupal”, “Notívago” ou “As saudosas lavadeiras”; motivos de reportagem fotográfica plasmados nas fotografias intituladas “Fogo na Praça Velha” e “O fogo da esperança”; a captação das singularidades da Natureza em “Cooperação Astral” ou no título “Outonal”; até às imagens aéreas de Coimbra que o autor nos mostra, através de “Poda que resultou” e em “Surpresa!”, mantendo como tema central a cidade na obra intitulada “Chegada a Coimbra”.

PUBLICIDADE

“Memorizar Coimbra” tem acesso livre e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 19h30, e ao sábado, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00. 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE