Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Desporto

Fórum AAC na Pampilhosa da Serra

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 03-03-2015

Realizou-se este fim de semana o Fórum AAC’15, na Pampilhosa da Serra, evento que contou com a participação de cerca de cinco dezenas de dirigentes associativos, membros dos Núcleos de estudantes e da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra.

PUBLICIDADE

Segundo a AAC, deste espaço de discussão saíram mais de 150 propostas que constituem uma verdadeira linha orientadora para se reformar o Ensino Superior

No que diz respeito ao acesso ao Ensino Superior, a Associação Académica de Coimbra defende que este seja feito de uma forma igualitária independentemente da candidatura ser para o ensino Universitário ou Politécnico, opondo-se assim à proposta apresentada pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), e bem recebida pelo Governo de Portugal.

PUBLICIDADE

publicidade

Em relação à nova fórmula de financiamento, a AAC mostra-se contra a recente proposta do Governo de fixar o financiamento mediante o número de alunos de cada Instituição de Ensino Superior (IES), fixando este também um limite de número de alunos para cada IES.

Assim, a AAC defende que a nova fórmula seja dividida em dois blocos para as IES, ou seja, que seja feito um financiamento base, que corresponda ao funcionamento da Instituição, e um financiamento de desenvolvimento, com critérios. Um dos critérios teria de ser a qualidade do ensino, onde se deve enquadrar o número de alunos, impedindo que seja diminuído o número de estudantes, mas sim que se aumente as condições para estes.

PUBLICIDADE

Outras propostas que saíram do Fórum AAC’15 são no sentido de incluir os  estudantes nos conselhos diretivos das unidades orgânicas, a uniformização dos preços de ação social indireta a nível nacional e a criação de um mecanismo de garantia de qualidade nacional do ensino nas unidades curriculares.

As temáticas do Fórum AAC orientaram-se no seguimento do ciclo de debates «Educação: Uma Visão de Futuro”, que tem aberto um espaço de discussão entre estudantes e personalidades com vista as eleições legislativas de 2015. Neste espaço já participaram nomes como Francisco Assis, António Marinho e Pinto, Sampaio da Nóvoa e Luís Marques Mendes.
Estas 150 propostas serão compiladas num livro, que será entregue a todas as instituições de Ensino Superior e, fundamentalmente, ao Governo Português.
Este livro constitui uma Reforma do Ensino Superior da Associação Académica de Coimbra, um passo que nunca foi dado pelo Governo ao longo desta legislatura.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com