Educação

Formação obrigatória para condutores de tratores

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 18-08-2020

A JADRC (Jovens Associados para o Desenvolvimento Regional do Centro) enquanto entidade certificada pela DGERT e pela Direção Regional da Agricultura e Pescas, encontra-se a dinamizar formação para condutores de veículos agrícolas.

PUBLICIDADE

Os condutores de veículos agrícolas, nomeadamente os condutores com Carta de Condução das categorias B, C e D que pretendam conduzir veículos agrícolas na via pública, vêm-se obrigados frequentar formação específica de Condução de Tratores em Segurança.
Com o objectivo principal de contrariar a tendência crescente da sinistralidade relacionada com as atividades agrícolas, esta medida, tem caracter de obrigatoriedade a partir do mês de fevereiro de 2021, sendo premente a frequência do Curso “COTS – Conduzir e Operar Tratores em Segurança”.
Neste sentido, a ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho, para além de exigir a habilitação legal do Código da Estrada, impõe que os operadores de tratores sejam detentores de formação específica para o efeito.
Na estatística da sinistralidade com tratores na União Europeia, Portugal ocupa o terceiro lugar, a seguir à Grécia e à Polónia, contabilizando 123 vítimas mortais de acidentes com tratores agrícolas entre 2015 e 2016. Esta é a principal causa de morte no trabalho agrícola a nível nacional, registando-se, segundo dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, 68 vítimas mortais em 2016 e 55 em 2015.
A JADRC tem disponíveis os cursos “Conduzir o Operar com o Trator em Segurança (35 horas)”, destinado a agricultores e operadores e “Conduzir o Operar com o Trator em Segurança – Técnicos (35H)” que tem como público todos os técnicos que pretendam ser formadores ou actualizar conhecimentos e competências.
Estes cursos decorrem em regime presencial, em todas as áreas de abrangência das delegações espalhadas entre o centro e o norte do país, nomeadamente: Águeda, Aveiro, Castelo Branco, Figueira da Foz, Leiria, Póvoa de Varzim, Seia, Viseu, Guarda, Santarém, Lisboa, Covilhã e Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Para mais informações aceda a www.jadrc.pt
ou contacte através do e -mail formacao@jadrc.pt ou do telefone 239 494 305.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE