Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Fomos às compras em Coimbra. Está tudo mais caro! (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 22-03-2022

A guerra na Ucrânia, a subida dos preços dos combustíveis, da energia e das matérias-primas têm contribuído para o aumento do custo dos bens essenciais. O Notícias de Coimbra (NDC) foi às compras. Alguns dos bens que mais têm visto os preços aumentar são o café, o pão, a carne, o peixe e as hortaliças.

PUBLICIDADE

“Nas duas últimas semanas a carne de vaca, de porco, de aves têm sofrido um aumento significativo” disse ao NDC a gerente das Carnes da Nossa Aldeia, Ana Paula, frisando que este preços devem-se “ao aumento dos combustíveis e à falta de rações”. A proprietária deste talho no Mercado D.Pedro V em Coimbra teme que “os aumentos possam continuar”.

Também o bacalhau está mais caro, “desde o início do ano aumentou 2 euros” recorda Lurdes Vasconcelos da Peixaria Pinguim, na Baixa de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Na Rua da Moeda, a Pastelaria Moeda/Casa da Broa prepara-se para aumentar o pão, a broa e o café a partir do dia 1 de abril. Quando entramos no espaço está afixado o novo preço da “melhor Broa de Coimbra” que vai custar 1,40, ou seja, mais 10 cêntimos. O pão e o café vão aumentar 5 cêntimos, respetivamente. O proprietário Lúcio Borges explica que esta nova tabela se deve “aos aumentos sucessivos dos preços da farinha, do gás, da eletricidade”.

Na mesma rua, encontramos a Padaria Mimosa já com os preços atualizados. Aqui o pão de bico, o parolo ou a bola voltada custam 16 cêntimos. Fernando Cadete, gerente deste espaço, diz que “num ano houve um aumento de dois cêntimos no pão”, referindo que “o quilo de farinha custa mais 15 cêntimos desde janeiro”.

PUBLICIDADE

Também os produtos hortícolas não escaparam aos aumentos, diz Fátima Madeira, vendedora no Mercado D.Pedro V, referindo que “o pimento e o tomate são os que estão mais caros”. Para Maria Fernanda Prata, que também vende neste espaço histórico de Coimbra, os aumentos devem-se aos preços dos combustíveis que dispararam.

O Governo já anunciou uma série de medidas, para fazer frente a estes aumentos, que vão desde linhas de crédito a fundo perdido até ao desconto de vários cêntimos por litro de combustível para fazer face ao aumento dos preços que se está a verificar em Portugal.

Os transportes de mercadorias até 3,5 toneladas e os TDVE vão ter um apoio de 30 cêntimos por litro de combustível devido à escalada dos preços dos combustíveis. Este apoio é semelhante ao já adotado para autocarros e táxis.

O Governo vai avançar com um mecanismo de apoio às famílias mais vulneráveis, para fazer face ao aumento do preço dos combustíveis e dos bens alimentares. Este apoio irá ser discutido e definido na próxima reunião do Conselho de Ministros.

As empresas mais afetadas do setor agrícola também serão apoiadas, refira-se que os empresários enfrentam o aumento dos custos de produção e para responder a estes aumentos, a ministra da Agricultura , anunciou um “apoio à eletricidade verde”. Trata-se de um apoio financeiro extraordinário dirigido ao setor agrícola e pecuário”. Foi ainda anunciada uma linha de crédito no valor de 8,5 milhões “para segmentos da suinicultura e leite cru”.

Os empresários do setor agrícola poderão beneficiar de uma redução e isenção de tributação em sede de ISP para o gasóleo colorido e marcado agrícola. Além disso, há uma “dotação da linha de crédito para fazer face à seca para um total de 50 milhões de euros”.

Há ainda a antecipação até maio de uma linha de crédito no valor de 500 milhões destinada a “pagamentos diretos, medidas agroambientais e apoio às zonas desfavorecidas”.

Veja o vídeo do Direto NDC com Ana Paula, gerente das Carnes da Nossa Aldeia:

Veja o vídeo do Direto NDC com Lurdes Vasconcelos da Peixaria Pinguim:

Veja o vídeo do Direto NDC com Lúcio Borges, gerente da Casa da Broa:

Veja o vídeo do Direto NDC com Fernando Cadete, gerente da Padaria Mimosa:

Veja o vídeo do Direto NDC com a vendedora Fátima Madeira:

Veja o vídeo do Direto NDC com a vendedora Maria Fernanda Prata:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com