Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Foi às pinhas e ficou sem elas

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 15-11-2021

Um homem, de 55 anos, foi multado pela GNR de Mangualde por andar a apanhar pinhas fora do período legal. Os militares apreenderam-lhe nove sacos com um total de 250 quilos de pinhas mansas. 

PUBLICIDADE

A apreensão, anunciada hoje pelo Comando Territorial de Viseu, foi efetuada através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Mangualde, na passada sexta-feira.

“No decorrer de uma ação de patrulhamento direcionada para a fiscalização da apanha da pinha mansa, os elementos do NPA detetaram um homem de 55 anos a efetuar a colheita de pinhas mansas fora do período permitido na lei”, lê-se numa nota de imprensa.

PUBLICIDADE

publicidade

Da ação resultou a elaboração de um auto de contraordenação por colheita de pinhas fora do período legal para o efeito e a apreensão de nove sacos de pinhas de pinheiro-manso.

Os factos foram remetidos ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

PUBLICIDADE

A GNR relembra a colheita de pinhas de pinheiro-manso é proibida entre 1 de abril e 1 de dezembro e, ainda que esteja caída no chão, a sua apanha está interditada por se encontrar em época de defeso, salvaguardando assim o crescimento e desenvolvimento da pinha e do pinhão e evitando a colheita da semente com deficiente faculdade germinativa e mal amadurecida.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com