Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Fogos no distrito de Coimbra considerados extintos

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 31-07-2017

Estão em fase de conclusão (extintos, com pequenos focos de combustão dentro dos perímetros) os incêndios que ocorreram em Quiaios Ançã e Arazede, no distrito de Coimbra.

PUBLICIDADE

Imagem figurativa

Imagem figurativa

O fogo em Quiaios, concelho da Figueira da Foz,  foi o que mobilizou mais meios, com 253 operacionais, apoiados por 64 veículos e dez meios aéreos, que também combateram as chamas em Ançã (Cantanhede) e Arazede (Montemor-o-Velho).

Às 22:30, uma centena e meia de operacionais e umas 50 viaturas continuam no teatro das operações.

PUBLICIDADE

publicidade

Por volta das 8 noite,  os bombeiros foram chamados para a Rua Direita, em Coimbra, mais concretamente à casa de pasto O Sérgio, onde “ardeu uma panela que tinha ficado ao lume”. O fogo foi combatido pelos Voluntários e Sapadores de Coimbra e não passou da cozinha do estabelecimento.

Estes incêndios ocorrem no dia em que Exército anunciou  que, tendo em conta a melhoria da situação no terreno, desmobilizou alguns dos meios que estavam a dar apoio no combate aos incêndios, mantendo oito patrulhas de vigilâncias em Proença-a-Nova e Mangualde.

PUBLICIDADE

Em comunicado, o Exército refere que, desde o dia 17 de junho, “apoiou no terreno, de forma ininterrupta, 48 concelhos de 10 distritos, empenhando 3.252 militares (172 oficiais, 528 sargentos e 2.552 praças) e cinco civis”.

“Considerando a melhoria da situação no terreno, o Exército desmobilizou, em coordenação com a Autoridade Nacional de Proteção Civil, alguns dos seus meios, permanecendo hoje no terreno oito Patrulhas de Vigilância nos concelhos de Proença-a-Nova (três patrulhas) e Mangualde (cinco patrulhas) “, é referido na nota.

No terreno, ao longo do último mês e meio, estiveram a operar 35 máquinas de rasto e 683 viaturas.

Além dos 35 representantes das Forças Armadas, estiveram no terreno 17 grupos de comando, 121 pelotões de rescaldo e vigilância pós-incêndio, 35 destacamentos de engenharia, 139 patrulhas de dissuasão/vigilância, 15 equipas de vigilância e deteção de vítimas, uma equipa de psicólogos, quatro equipas sanitárias e 13 de recuperação de viaturas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com