Fogo destruiu 10 casas e 70 a 80% da floresta de Carregal do Sal

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 17-10-2017

 O presidente da Câmara de Carregal do Sal, Rogério Abrantes, revelou hoje que o incêndio que cercou o seu concelho na madrugada de segunda-feira consumiu 70 a 80 % da mancha florestal e uma dezena de casas.

PUBLICIDADE

“Penso que ardeu entre 70 a 80% da floresta do concelho de Carregal do Sal. O fogo destruiu ainda umas dez habitações, duas principais e as outras devolutas, muitos barracões, tratores e alfaias agrícolas, para além de se ter registado uma vítima mortal”, lamentou.

De acordo com o autarca, a vítima mortal tem entre 50 a 60 anos e é de Papízios, tendo sido encontrado carbonizado numa mata.

PUBLICIDADE

“Registou-se ainda um ferido grave, que tem 40% do corpo queimado e foi transferido do Hospital de Viseu para Coimbra”, acrescentou.

Rogério Abrantes explicou à agência Lusa que por volta das 23:30 de domingo o seu concelho ainda estava a salvo das chamas, mas em pouco mais de uma hora acabou completamente cercado pelo fogo.

PUBLICIDADE

“Foi uma coisa horrorosa. Já tenho alguma idade, fui presidente de junta, presidente dos bombeiros e vivi estas coisas muitos anos, mas nunca vi uma coisa destas: foi o maior incêndio do concelho”, concluiu.

As centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram pelo menos 37 mortos e 70 feridos, além de terem obrigado a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE