Fogo ameaçou empresas e casas

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 11-08-2017

O incêndio que deflagrou a meio da tarde de hoje em Tentúgal, Montemor-o-Velho, ameaçou casas junto à EN 111, mas foi dado como dominado às 20:30, disseram fontes da autarquia e bombeiros.

PUBLICIDADE

litotipo

“O incêndio está dominado, mas foi muito complicado, disse Emílio Torrão, presidente da Câmara de Montemor-o-Velho. O autarca adiantou que as chamas ameaçaram “várias casas” e um stand de automóveis na zona da EN 111 – a estrada que liga Coimbra à Figueira da Foz.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com a página Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o fogo deflagrou às 16:48 de quinta-feira em Portela de Santa Cristina – Tentúgal.

a14

PUBLICIDADE

Não está na página da ANPC como ocorrência em Coimbra, porque terá tido início Mealhada, mas as chamas passaram do concelho de Cantanhede para o de Coimbra, lavrando entre Ançã e Vil de Matos.

Por volta da uma da manhã a situação era relativamente tranquila, mas a “bola de fogo” era bem visível numa vasta área da União de Freguesias de Antuzede e Vil de Matos.

a14

NDC viu no área largas dezenas de operacionais e viaturas que evitaram que o fogo chegasse às muitas habitações vizinhas da floresta.

fogo

Manuel Machado (Presidente da Câmara Municipal de Coimbra) e Jorge Alves (vereador da mesma autarquia) compareceram  em Vil de Matos, mais concretamente no comando operacional onde vimos Paulo Palrilha (comandante dos Sapadores de Coimbra e Carlos Luís Tavares (Comandante Distrital da Protecção Civil).

mealhada

Por fim, o primeiro, pelas 12:30, de quinta-feira, o fogo chegou a  Barcouço, nomeadamente a Rio Covo e  Ferraria, existindo indicações que podera ter estado na origem de outros focos de incêndio.

Às 00:50,  de sexta-feira,começou outro incêndio, desta vez em Sanguinho, no concelho de Penacova, onde às 3:00 estavam 60 operacionais e 14 viaturas, mas não há perigo de propagação para além do perímetro já atingido.

brisa

As estradas A1, A14 e EN111 estiveram cortadas durante grande parte do dia, o que obrigou  a muitos desvios e provocou vários condicionamentos nos concelhos de Coimbra, Mealhada, Cantanhede e Montemor-o-Velho.

No Facebook de Notícias de Coimbra pode ver vários vídeos das nossas emissões em directo

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE