Coimbra

Cristina Robalo Cordeiro promove diálogos sobre a francofonia com especialistas de seis países

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 22-03-2017

Professores de oito Universidades portuguesas e especialistas de mais cinco países vão participar na sexta-feira (dia 24), na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), numa Jornada subordinada ao tema “À parler franc: dialogues sur la francophonie” (“Falando francamente: diálogos sobre a francofonia”).

PUBLICIDADE

cristina robalo cordeiro

Trata-se de uma iniciativa de Cristina Robalo Cordeiro, professora catedrática da FLUC, que durante alguns anos e até há pouco tempo foi Directora do Bureau Maghreb da AUF (Agência Universitária da Francofonia), com sede em Rabat (Marrocos).

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo Cristina Robalo Cordeiro, esta iniciativa, que se integra nas comemorações do Mês da Francofonia, “tem como objectivo reflectir sobre o lugar e o papel da francofonia actualmente: o que somos e que intervenção queremos ter hoje no mundo?”.

Para além de professores de oito Universidades portuguesas, na Jornada vão participar especialistas da Bélgica (um deles Director dos Arquivos e Museu da Literatura de Bruxelas), de França (o Delegado Geral da Alliance Française em Portugal), da Argélia, de Marrocos e do Senegal (o Conselheiro Cultural da Embaixada deste país em Lisboa).

PUBLICIDADE

A Jornada decorre na Sala do Instituto de Estudos Franceses (5º piso) a partir das 9H30, prolongando-se pela tarde. O período da manhã será preenchido com uma mesa redonda aberta a todos os interessados.

Recorde-se que a organizadora desta Jornada, Cristina Robalo Cordeiro, tem uma ligação à francofonia que vai muito para além da sua actividade docente. Entre outras funções, foi Cônsul Honorária de França em Coimbra até ir para Marrocos e é, há vários anos, Presidente do Comité da Alliance Française de Coimbra. O seu trabalho em prol da divulgação da Língua e da Cultura Francesas foi já distinguido pelo Governo francês com a mais alta condecoração daquele País, a Legião de Honra, tendo recebido também um dos mais prestigiados prémios da francofonia, o “Prix Richelieu Senghor”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE