Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Politécnico

Finalistas do concurso Fikalab ISEC Challenge expõem protótipos em Coimbra

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 18-10-2021

 Os projetos finalistas da 3.ª edição do Fikalab ISEC Challenge, a competição que desafia os estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) a utilizar tecnologias de ponta em ambiente de trabalho real, vão expor os seus projetos ao público, no ISEC, no dia 20 de outubro, entre as 14h30 e as 19h. A equipa vencedora será revelada por volta das 17h e receberá o prémio de 3.000€ oferecido pelo Fikalab, laboratório de inovação da Critical Software e entregue pelo presidente da instituição de ensino, Mário Velindro.

PUBLICIDADE

Durante este período será possível visitar o espaço, conhecer os vários protótipos e usufruir de outras dinâmicas que estarão a decorrer no local.

Entre os projetos finalistas estão, por exemplo, um módulo capaz de determinar o nível de humidade do solo para otimização de rega, através de dados recolhidos por um sensor colocado no solo e enviados por via da The Things Network; uma aplicação que procura facilitar a interação entre os apreciadores de vinho e os seus produtores, dando sugestões de locais de interesse e adegas ou garrafeiras abertas a visitas; um sistema que faz a gestão de todas as cargas ligadas na instalação elétrica, evitando assim contratar uma potência exagerada ao fornecedor de energia elétrica; um pequeno dispositivo cujo objetivo é o acompanhamento de pacientes e a deteção precoce de doenças silenciosas; entre outros.

O Fikalab ISEC Challenge é uma iniciativa do laboratório de inovação Fikalab, que reflete a cultura da Critical Software de incentivo ao desenvolvimento de projetos com impacto positivo na sociedade, desenvolvida em parceria com o ISEC, onde a tecnológica portuguesa inaugurou um laboratório criativo, em abril de 2018.

O Fikalab, originalmente concebido pela Critical Software em 2016, marcando já presença em todos os escritórios da tecnológica nacional, representa um espaço onde qualquer colaborador se pode desligar durante alguns momentos da sua rotina de trabalho e utilizar as mais recentes ferramentas para desenvolver os seus próprios projetos.

As candidaturas para a 4.ª edição do Fikalab ISEC Challenge vão abrir no dia 20 de outubro e decorrem até ao dia 30 de novembro, podendo ser feitas pelos estudantes do ISEC através do website do Fikalab. 

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com