Coimbra

Fim-de-semana com Noite das Caçoilas no Sabugueiro e Festa da Castanha na Lapa dos Dinheiros

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 29-10-2018

No dia 3 de novembro a Aldeia mais alta de Portugal, o Sabugueiro, que também é a 1.ª Aldeia Inteligente de Montanha, recebe mais uma edição da Noite das Caçoilas.

PUBLICIDADE

A iniciativa pretende valorizar de forma criativa as tradições locais, em particular a gastronomia e as vivências da aldeia que têm como cenário o forno comunitário, local onde outrora e por ocasião dos casamentos e festas populares se confecionava a chanfana, o cabrito ou o borrego, tudo em caçoilas de barro.

PUBLICIDADE

publicidade

Recuperando a tradição comunitária, o Sabugueiro convida a vivenciar esta experiência autêntica, que começa logo pela manhã (09h) com a oficina do pão e se prolonga ao longo do dia, com a preparação das caçoilas. Chegada a noite, com a saída das caçoilas do forno (19h), os participantes são desafiados a degustar os verdadeiros sabores de montanha, sabores que também contam histórias, como o pão de centeio, os biscoitos e as caçoilas de carne, tudo em ambiente de festa e animação popular.

A iniciativa é promovida pela Junta de Freguesia do Sabugueiro, em parceria com a Rede das Aldeias de Montanha.

PUBLICIDADE

No dia 4 de novembro, a Lapa dos Dinheiros acolhe mais uma edição da Festa da Castanha. Aqui, também num verdadeiro espírito comunitário, esta Aldeia de Montanha dá a conhecer os seus soutos e os saberes e sabores de outono mais típicos.

Com um papel preponderante na dieta da montanha, em tempos anteriores à cultura do milho e da batata, a castanha tem um especial significado nesta Aldeia de Montanha, pela abundância deste fruto nos 18,15 hectares de Castanheiros do Souto da Lapa dos Dinheiro – uma verdadeira reserva da árvore que, nos últimos dois mil anos, constituiu um eixo fundamental da vida serrana.

É, pois, sobre este cenário que se inicia o programa de animação da Festa da Castanha. Atravessando grande parte do souto, logo pela manhã, os participantes são convidados para um passeio pela Rota da Caniça, um dos 14 percursos pedestres das Aldeias de Montanha. A partir das 11h, já no largo D. Dinis, abre o mercado de Sabores da Aldeia, com especial enfoque na castanha, a que se seguirá o tradicional almoço comunitário e, mais tarde, o magusto com caruma.

Neste ambiente festivo, com música e danças tradicionais, terá ainda lugar mais uma edição do concurso “Castanha Saberes e Sabores” um concurso da melhor iguaria feita com castanha, dirigido aos restaurantes, pastelarias e público em geral do concelho, valorizando este recurso endógeno, outrora de grande importância para a economia familiar. Posteriormente, segue-se a degustação da Sopa da aldeia (castanha com perdiz, shitakee e legumes da horta).

A Festa da Castanha é promovida pela União de Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros, o Centro Social da Lapa dos Dinheiros e Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, contando ainda com o apoio do CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE