Cidade

Filipe Albuquerque quer um pódio nas duas últimas corridas do DTM

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 19-09-2013

O piloto conimbricense Filipe Albuquerque, que corre no campeonato alemão de carros de turismo (DTM), aponta como objetivo conseguir um lugar no pódio numa das duas últimas corridas da época, em Zandvoort (Holanda) ou Hockenheim (Alemanha).

PUBLICIDADE

Filipe Albuquerque, que pilota um Audi RS 5 DTM, da Audi Sport Team Rosberg, terminou a última prova, em Oschersleben (Alemanha), no quarto lugar, o seu melhor resultado da época.

“A ideia até ao final do campeonato é manter a mesma performance. Na corrida anterior [Nurburgring] não pontuei devido a um problema na paragem nas boxes, senão ficaria num sétimo lugar ou num sexto. Agora [em Oschersleben] confirmei esse andamento com um quarto lugar”, declarou à Lusa o piloto de Coimbra.

PUBLICIDADE

O resultado na última prova rendeu a Filipe Albuquerque os primeiros 12 pontos no DTM, colocando-o para já no 16.º lugar na geral dos pilotos, a três pontos do alemão Timo Glock (BMW Team MTEK).

“O DTM é muito imprevisível porque são todos pilotos muito bons, muito rápidos. Em 22 pilotos, todos já pontuaram, todos podem andar bem. O meu objetivo [até final do campeonato], agora que já estive tão perto do pódio, seria acabar num pódio numa destas duas últimas corridas, mas sei que também pode correr mal”, afirmou Filipe Albuquerque.

PUBLICIDADE

publicidade

O piloto português considera que a performance da sua equipa na edição de 2012 da corrida de Zandvoort (então com uma vitória do seu colega Edoardo Mortara) dá mais confiança.

“À partida temos bom carro para Zandvoort. Mas como estamos todos tão próximos, um BMW ou um Mercedes pode andar bem na frente. Ainda agora se viu isso em Oschersleben, o [Augusto] Farfus foi o único piloto BMW no top-10 e no entanto foi o que ganhou! Mas sem dúvida que estou otimista para Zandvoort porque o ano passado correu bem”, disse.

A próxima prova do DTM realiza-se no fim de semana de 28 e 29 de setembro no circuito holandês de Zandvoort, uma prova em que o alemão Mike Rockenfeller (Audi) poderá sagrar-se campeão de 2013 e Filipe Albuquerque poderá dar mais um salto na classificação.

“O que agora mais me importa é ter recuperado andamento e saber que sou capaz de fazer bons resultados – isso veio ao de cima na última prova. O mais importante é ser constante. Ficar no top-5 seria fantástico, terminar as duas últimas corridas ali na frente. Depois tudo virá por acréscimo”, considerou o piloto português, acrescentando que não era seu objetivo terminar a época no top-10.

O campeonato alemão de turismo (DTM) termina a 20 de outubro na pista de Hockenheim (Alemanha). Na liderança da geral de pilotos segue Mike Rockenfeller (Audi), com 124 pontos, seguido do brasileiro Augusto Farfus (BMW), com 91 pontos, e de Christian Vietoris (Mercedes), com 71 pontos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE