Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Filha de refugiados sírios celebra 1º aniversário na Fundação ADFP

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 23-01-2018

Lucinda, filha de Noura e Fawzi, dois refugiados sírios que a Fundação ADFP acolheu em 2016, comemorou esta semana o seu primeiro aniversário numa festa que reuniu dirigentes e colaboradores da ADFP, assim como amigos do casal.

PUBLICIDADE

bty

Lucinda foi a segunda criança a nascer em Portugal, filha de refugiados. A primeira bebé, também ela de um grupo apoiado pela ADFP, está em Penela.

O  casal já fala muito bem português, Fawzi colabora na ADFP e tem sido o tradutor para os que vêm de novo para a Residência PAZ – um centro de instalação para refugiados.

O Centro de Instalação de Refugiados “Paz” é uma resposta que surge em 2014, no âmbito do Compromisso entre o Estado Português e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), com o objetivo de reinstalar refugiados que se encontravam no Egipto.

O primeiro polo em Penela foi pioneiro, pelo facto de instalar refugiados fora dos grandes centros urbanos. Depois de Penela a ADFP criou o polo de Miranda. Durante este ano de 2017 foram acolhidas 7 famílias (6 da Síria e uma do Sudão) no âmbito do programa de reinstalação, num total de 29 pessoas. As crianças e jovens estão integradas na escola, os adultos frequentam aulas de português com vista à integração social e profissional.

PUBLICIDADE

Segundo a ADFP, deste último grupo, a maioria estão integrados ou em vias de se integrar profissionalmente em empresas ou organizações.

Nesta comunidade já nasceram dois bebés, portugueses, filhos de famílias sírias, adianta entidade liderada por Jaime Ramos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com