Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Filarmónica da Abrunheira é “um exemplo de excelência no associativismo”

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 04-06-2019

No dia 2 de junho, as comemorações do 138º aniversário da FIRA – Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira atingiram o seu ponto alto com o almoço de confraternização e com a sessão solene de aniversário que reuniu centenas de entidades, músicos, familiares e muitos amigos da instituição abrunheirense.

PUBLICIDADE

Durante o almoço de convívio, na sala multiusos do Parque Dr. António Joaquim Simões, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, com palavras de elogio à FIRA e a todos que contribuem para que seja “um exemplo de excelência no associativismo”, lembrou “o ano extraordinário” e desejou que “continuem a surpreender e a ser um motivo de orgulho para todos os abrunheirenses e para o concelho”.

O momento de festa prosseguiu na sede da FIRA com a sessão solene que reforçou “o caminho de excelência e vigor que a instituição continua a trilhar, sendo um exemplo claro de rigor, dinamismo e qualidade inexcedível”, conforme referiu, na ocasião, a adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho.

PUBLICIDADE

publicidade

Delmina Leitão, ao desejar que a FIRA “continue a deixar uma marca indelével no panorama musical”, deixou “os mais sinceros parabéns a todos que, quer no passado, quer no presente, continuam a pugnar por manter viva a ‘voz’ da FIRA”.

De igual modo e no decorrer das diversas intervenções protagonizadas pelo presidente da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca, Carlos Alves, pelo diretor da Agência de Coimbra da Fundação Inatel, Bruno Paixão, e pelo presidente da Assembleia Geral da FIRA, António Leitão, o trabalho da instituição nas diversas áreas de atuação foi colocado em evidência, assim como foi aproveitado o momento para deixar palavras de confiança em relação ao caminho que vai continuar a ser desenvolvido.

PUBLICIDADE

Bruno Reis, presidente da FIRA, visivelmente satisfeito “pelo percurso que tem sido levado a efeito”, sublinhou: “No nosso concelho não há nenhuma instituição com tanta atividade na área cultural como a FIRA”.

“Quase todas as semanas temos atividades o que mostra a vitalidade da filarmónica, do rancho e do teatro. É um orgulho enorme estar aqui com vocês”, reforçou.

No decorrer da sessão foram entregues diplomas e placas de reconhecimento aos músicos, assim como foi feito um reconhecimento às novas monitoras que começaram a colaborar na escola de música e aos elementos que voltaram a colaborar com a FIRA.

Durante a tarde, a audiência foi ainda surpreendida com um momento teatral com a apresentação da peça “Aldeia de Loucos”.

A comemoração do 138º aniversário da FIRA terminam no dia 14 de julho, a partir das 15h, com o Encontro de Folclore Abrunheira’2019, Parque Dr. António Joaquim Simões, com a participação do Rancho das Cantarinhas Flores das Tricanas de Abrunheira, do Rancho Folclórico de Terras de Geraz de Lima [Viana do Castelo] r do Rancho Folclórico Os Malmequeres de Lourosa [Santa Maria da Feira].

 

Distinções:

 

5 anos – Diploma e Estrela Prateada

Andreia Filipa Reis Duarte

Daniela Tondela da Silva

Fabiana Margarida Jorge Oliveira

Verónica Sofia Louro Tondela

 

10 anos – Diploma e Estrela Dourada

José Miguel Cavaleiro Mendes

 

15 anos – Diploma e a Placa de Dedicação Exemplar

Patrícia Filipa da Silva Raínho

Sofia Daniela Oliveira Custódio da Silva

 

20 anos – Diploma e a Placa de Dedicação Exemplar

Pedro Miguel Nobre Pais

 

25 anos – Diploma e a Placa de Dedicação Extraordinária

Luís Eduardo Rodrigues Cachulo

 

40 anos – Diploma e a Placa de Dedicação Excecional

Carlos Eduardo Rodrigues Fernandes

 

Diploma e Placa de “Reconhecimento Filarmónico”, pelo empenhamento e regresso à atividade filarmónica

Fernando dos Santos Nobre

Maria de Fátima Cotovio Louro Nobre

Graça Maria Figueiredo Monteiro

 

Condecoração | novas monitoras da Escola de Música da FIRA

Ana Rita Louro Nobre

Leonor Ribeiro Cachulo

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com