Coimbra

Fikalab é o primeiro passo do ISEC para “revolucionar” o ensino da engenharia

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 08-04-2019

Com a Critical Software, o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra afirma que “vai usar o laboratório de criatividade como gatilho para digitalizar o seu ensino, transformar conteúdos, espaços e métodos de aprendizagem”.

PUBLICIDADE

“Queremos estimular competências como a criatividade, a capacidade de comunicar e de trabalhar em equipa, a vontade de inovar e de assumir riscos, criando líderes e espíritos empreendedores nos engenheiros”, afirma Mário Velindro, presidente do ISEC.

O Fikalab ISEC – o laboratório de criatividade e experimentação que o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) irá inaugurar nas suas instalações no dia 10 de abril, em parceria com a Critical Software – é o primeiro passo para a transformação total do modelo de ensino nesta escola de engenharia.

PUBLICIDADE

publicidade

“Vamos revolucionar o ensino de todos os nossos cursos, digitalizando-o no limite do possível, atualizando conteúdos e transformando os próprios espaços onde se aprende e se faz a investigação”, afirma Mário Velindro, presidente do ISEC. “O tipo de aprendizagem que queremos proporcionar aos nossos estudantes, bem como a sua ligação mais intensa à investigação, não cabe em modelos de ensino passivos: esta parceria com a Critical Software – uma empresa inovadora, exportadora e competitiva no mercado global – é o sinal de partida para este novo ciclo do ensino da engenharia em Portugal”.

O Fikalab que irá ser inaugurado na quarta-feira no ISEC está a ser montado e vai ser gerido pela Critical Software, com o acompanhamento de professores do Instituto. Concebido e criado pela primeira vez na sede desta empresa de software em Coimbra, em 2016, o Fikalab pretendeu desde o início ser um espaço de estímulo à criatividade dos trabalhadores da Critical, dentro ou fora do seu horário de trabalho, no qual todos têm luz verde para criar

PUBLICIDADE

Com origem na palavra sueca “fika” (“pausa para o café”), o Fikalab oferece-se como um espaço onde se pode ir fazer uma pausa no trabalho (no ISEC, um intervalo nas aulas), beber um café, sentar no sofá, comer alguma coisa e ficar a falar com colegas sobre coisas giras que não tenham a ver com o trabalho (com as aulas, neste caso) de cada um. São postos equipamentos e materiais à disposição para que se possa desenvolver os projetos, ou seja: quando uma boa ideia surge, há meios para a começar logo a executar e a testar.

Os equipamentos vão desde bancadas de trabalho, multímetros, osciloscópio, estação de soldadura, até computadores, placas controladoras diversas, impressora 3D, monitores, passando por sofás, mesas de reuniões, mesa de Pong para distrair… etc (ver Equipamentos FIKALAB ISEC em anexo). A ideia é que os estudantes se comecem a sentir mais motivados, mais inspirados, com vontade de exercitar competências novas em áreas que podem ser diferentes daquelas que lhes estão a ser ministradas nas aulas.

“Queremos orientar o ensino no ISEC para projetos, seguir a metodologia ‘Project-Based Learning”, na qual os alunos aprendem fazendo”, afirma Mário Velindro. “O Fikalab será um dos espaços com ambiente agradável em que os alunos poderão vir conceber, testar e desenvolver os seus projetos, com o apoio de professores e de quadros da Critical Software, que irão acompanhar os estudantes e orientar os seus projetos em permanência”.

Para o presidente do ISEC, o que é essencial é que, tanto nas aulas, como nos espaços do tipo Fikalab que se irão multiplicar no Instituto, o ensino dos cursos de engenharia favoreça as dinâmicas individuais e a aprendizagem ativa, colocando o estudante no centro do processo. “No ISEC queremos estimular competências não técnicas, como a criatividade, a capacidade de comunicar e de trabalhar em equipa, a vontade de inovar e de assumir riscos, criando condições para a afirmação de lideranças e de espíritos empreendedores nos engenheiros que formamos”, afirma Mário Velindro.

 

Segundo Gonçalo Silva, um dos responsáveis da Critical Software pela montagem e funcionamento do Fikalab ISEC, este novo laboratório será um excelente instrumento para o Instituto atingir os objetivos a que se propõe. “A experiência do nosso Fikalab é que as pessoas gostam muito. Para além disso, melhoram ou adquirem competências técnicas que podem usar noutros projetos, ou em tecnologias que não são aquelas em que trabalham habitualmente”, afirma Gonçalo Silva. “Há projetos nascidos no Fikalab que são interessantíssimos e, talvez mais decisivo, o laboratório tem criado um espírito de equipa muito importante”.

A inauguração do Fikalab no ISEC está marcada para as 14:30 de quarta-feira, dia 10 de abril.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE