Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Figueira Film Art arranca no final de agosto com 115 filmes em competição

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 18-07-2018

A 5.ª edição do festival de cinema Figueira Film Art realiza-se de 27 de agosto a 02 de setembro, na Figueira da Foz, contando com 115 filmes em competição.

PUBLICIDADE

O festival contou com 253 filmes a concurso de 40 países diferentes, tendo sido selecionados 115 filmes para a competição, que vão ser exibidos de 27 a 31 de agosto, no Centro de Artes e Espetáculos (CAE) da Figueira da Foz, disse à agência Lusa o diretor do Figueira Film Art, Luís Albuquerque.

Dos filmes selecionados, há 11 de ficção, oito documentários, 24 curtas de ficção e documentário, 30 obras criadas em contexto escolar e 42 videoclips.

PUBLICIDADE

publicidade

Face à qualidade dos filmes que foram criados em contexto escolar que a organização tem recebido, o festival abriu também a possibilidade de estas obras poderem ser premiadas com a distinção de melhor filme, referiu Luís Albuquerque.

A cerimónia de abertura vai contar com a exibição do filme “French Cancan”, do realizador Jean Renoir, numa versão restaurada do filme lançado em 1954.

PUBLICIDADE

Este ano, o padrinho do festival é Paulo Fragoso, presidente da Academia Portuguesa de Cinema, cuja cerimónia de homenagem, no CAE, a 31 de agosto, é seguida de um colóquio subordinado ao tema “Apoio ao Audiovisual em Portugal”.

A 29 de agosto, o Casino Figueira recebe uma cerimónia de homenagem a três figueirenses que se distinguiram na área da cultura, sendo que para esta edição foram escolhidos Gonçalo Cadilhe, Alexandra Curado e Gouveia de Carvalho.

A cerimónia de encerramento decorre a 01 de setembro, no CAE, onde vão ser entregues os prémios e, no dia seguinte, serão exibidos os filmes vencedores da 5.ª edição do festival, num evento com a participação da Orquestra de Jazz do CAE.

Passados cinco anos da primeira edição, Luís Albuquerque espera agora que o festival possa dar o salto em 2019.

“Para a sexta edição temos que ver se vale a pena ou não. Para mim, só fará sentido continuarmos se pudermos dar um salto para ser um festival muito mais abrangente e, para isso, precisamos de um patrocinador principal”, salientou.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com