Região

Figueira da Foz vai criar “Cidade – Abrigo para Gatos de Rua”

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 13-04-2021

A Câmara Municipal da Figueira da Foz celebrou, esta manhã, a assinatura de um protocolo com a Associação de Proteção Animal da Figueira da Foz (APAFF) relativamente à concretização do projeto “Cidade – Abrigo para Gatos de Rua”.

PUBLICIDADE

O protocolo foi assinado por Carlos Monteiro, presidente da Câmara da Figueira da Foz e Florbela Brísida, presidente da APPAF.

Na sequência desta parceria, começaram hoje a ser instaladas cinco casas abrigos para gatos e gatas em diversos pontos da Figueira da Foz, tal como proposto pelo projeto que foi um dos vencedores da 2ª Edição do Orçamento Participativo.

PUBLICIDADE

publicidade

“Por um lado nós temos estes abrigos, se necessário teremos que ter mais abrigos, provavelmente mais simples, mas aquilo que se pretende é que as pessoas não alimentem os animais indiscriminadamente. Aliás, é proibido alimentar os animais indiscriminadamente”, frisou Carlos Monteiro.

“Vamos criar em colaboração com a Câmara Municipal umas outras casas abrigos menos compostas em que já não vai ser necessária a captura, porque os animais nessas colónias já estão todos esterilizados e portanto é so mesmo ponto de alimentação para evitar precisamente as pragas de gaivotas e outras.”, acrescentou a dirigente da APAFF.

PUBLICIDADE

Para além da assinatura do protocolo foi também cedido um autómovel a gás pela Câmara Municipal à organização sem fins lucrativos para permitir o transporte em segurança dos felinos em todo o processo de captura-esterilização-devolução. 

Florbela Brísida refere que a APAFF não tinha nenhuma viatura do género e que “efetivamente era necessário que houvesse só um carro para isto, por vários motivos, além do próprio transporte, esse carro pode estar permanentemente preparado com as armadilhas, com as jaulas, e se há algum para se ir fazer já está o carro pronto”.

A dirigente realçou ainda a importância de aproveitar bem o tempo, principalmente porque todo o trabalho desenvolvido na APAFF é voluntário.

“Quisemos ter a preocupação de comprar um veículo a gás, menos poluente que um veículo a gasolina e a gasóleo, também tivemos esta preocupação ambiental”, referiu Carlos Monteiro.

Veja os vídeos dos diretos NDC:

Vídeo 1

Vídeo 2

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE