Coimbra

Figueira da Foz tem um novo posto de Turismo

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 28-09-2020

O presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Carlos Monteiro, inaugurou ontem, domingo, o Castelo Eng. Silva como o novo posto de Turismo da cidade, que conta também com dois pisos dedicados à Arte Contemporânea de Laranjeira Santos e um outro dedicado a exposições temporárias.

PUBLICIDADE

“Neste espaço, pretendeu-se aliar um Posto de Turismo moderno a uma oferta cultural de grande dimensão”, avançou o edil informando também que o atendimento turístico será, a curto prazo, “ampliado e complementado com um posto de atendimento virtual que funcionará 24 horas por dia”, junto da Avenida de Espanha.

PUBLICIDADE

O edifício do novo Posto de Turismo, dedica dois pisos a Laranjeira Santos, onde está reunida grande parte do seu espólio, resultante de uma doação do próprio.

“Já muitas pessoas me perguntaram porque é que deixo o meu espólio à Figueira da Foz. Deixo à Figueira por uma razão muito simples. É uma homenagem ao meu sogro e à minha mulher”, afirmou Laranjeira Santos. 

PUBLICIDADE

publicidade

Recorde-se que o artista foi casado com Maria José Guerra, filha de António Victor Guerra, diretor do Museu Municipal e da Missão Estética. 

Laranjeira Santos, o artista que, em 1960, ofereceu a escultura carinhosamente conhecida como “A Preguiça”, atualmente colocada no Espelho d’Água do Forte de Santa Catarina, lançou ainda a proposta ao presidente da Autarquia, “se quiser abrir outro espaço como este, faça-o, que eu encho-o de obras de arte!”.

O quarto piso do edifício conta com uma sala dedicada a exposições temporárias e mostra agora ao público um conjunto de obras de artistas figueirenses, que dá a conhecer diferentes perspetivas e apreciações da cidade. 

O castelo Eng. Silva é pertença do Município desde 1999 e foi, numa primeira fase, entre 2011 e 2012, alvo de obras de conservação, comparticipadas pelo Turismo de Portugal e inauguradas por João Ataíde. Entre 2017 e 2020, o seu interior foi reabilitado e adaptado às suas novas funcionalidades, também comparticipadas pelo Turismo de Portugal e ontem, Dia Mundial do Turismo, inauguradas pelo presidente, Carlos Monteiro. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE