Coimbra

Figueira da Foz presta homenagem a Manuel Fernandes Tomás

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 18-08-2015

A Câmara Municipal da Figueira da Foz irá, no próximo dia 24 de agosto, segunda-feira, pelas 18:00, na Praça 8 de Maio, homenagear publicamente Manuel Fernandes Tomás.

PUBLICIDADE

A iniciativa da autarquia liderada por João Ataíde conta com o apoio da Associação Manuel Fernandes Tomás e da Associação Cívica e Cultural 24 de Agosto.

Segundo a Wikipedia: Manuel Fernandes Tomás (Figueira da Foz30 de junho de 1771 — Lisboa19 de novembro de 1822), foi por muitos considerado a figura mais importante do primeiro período liberal. Eleito deputado às Cortes Gerais e Extraordinárias da Nação Portuguesa, pela Beira, participou activamente na elaboração das Bases da Constituição da Monarquia Portuguesa, que D.João VI jurou em 1821.

PUBLICIDADE

publicidade

Em 1811 foi nomeado desembargador honorário do Tribunal da Relação do Porto, ou seja recebeu o predicamento de desembargador, posto que ocupará somente em 1817 já que à data da nomeação ainda não tinha o triénio de provedor que lhe era requerido para o lugar.

De 1812 a 1814, ano em que findou a Guerra Peninsular, esteve Fernandes Tomás em Coimbra, ali começando provavelmente a germinação do seu plano revolucionário, que anos depois levaria a cabo no Porto.

PUBLICIDADE

Ao longo deste período, Fernandes Tomás afirmou-se como um erudito, ganhando renome através da publicação de algumas obras de Direito, afirmando-se como um pensador preocupado com a degradação da vida nacional portuguesa e com a necessidade de reformar as instituições e eliminar a tutela política britânica que entretanto se instalara.

Manuel Fernandes Tomás nasceu na Figueira da Foz, a 30 de Junho de 1771, no seio de uma família da burguesia. Foram seus pais João Fernandes Tomás e Maria da Encarnação, os quais, à vista do engenho precoce que o moço revelava, o mandaram para Coimbra ainda muito jovem, aparentemente com o fito de o fazer seguir a carreira eclesiástica.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE