Figueira da Foz inaugura incubadora do Mar e Indústria

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 07-12-2017

A Incubadora do Mar e Indústria foi hoje inaugurada pela ministra do Mar, na Figueira da Foz, dando um novo conceito à infraestrutura já existente e reforçando a sua aposta na economia azul.

PUBLICIDADE

“É um novo nome, uma nova designação, um novo conceito dentro da incubadora, que reforça a aposta na indústria do mar”, disse à agência Lusa o presidente da estrutura, Carlos Moita, no final da sessão de inauguração da Incubadora do Mar e Indústria, criada no âmbito da Incubadora de Empresas da Figueira da Foz (IEFF).

De momento, informou, seis das 24 empresas incubadas pertencem à economia azul, sendo que o objetivo agora passa por “associar mais empresas ligadas” a esse setor.

PUBLICIDADE

“Com a própria circunstância geográfica da Figueira da Foz e com a atividade que aqui era desenvolvida, justificava-se [este conceito], sendo que o plano estratégico original já pensava nesta aposta”, explanou o responsável da IEFF, referindo que o novo conceito é “um passo mais forte para assumir essa especialização”.

De momento, a incubadora, com 11 anos de atividade, tem uma taxa de ocupação de 90%, havendo uma “forte intenção” de se criar uma aceleradora de empresas associada à estrutura, para permitir o arranque de atividade dos projetos incubados, referiu.

PUBLICIDADE

publicidade

A sessão de inauguração da Incubadora do Mar e Indústria contou com a presença da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, sendo este um projeto apoiado pela Universidade de Coimbra, a Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz e Câmara Municipal.

“Estou orgulhosa com o que é feito aqui na Figueira da Foz”, vincou a governante, sublinhando o envolvimento de empresas, centros de saber e autarquia no projeto.

Para Ana Paula Vitorino, é fundamental “o apoio ao desenvolvimento nas atividades emergentes da economia do mar”.

Durante a inauguração, foi também celebrado um protocolo entre a incubadora e Câmara da Figueira da Foz, que permite o arrendamento de secções de salinas na posse do município que podem ser utilizadas para a validação de ideias de negócios de empresas associadas à economia do mar, nomeadamente na área da salicultura ou aquicultura.

De acordo com o ministério do Mar, este projeto visa “o desenvolvimento de novas empresas para a economia oceânica”, sendo “um passo na materialização da Rede de Port Tech Cluster, as plataformas de aceleração da inovação tecnológica das indústrias avançadas do mar”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE