Coimbra

Figueira da Foz homenageou Teresa Coimbra 

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 18-10-2020

O Município da Figueira da Foz homenageou a figueirense Teresa Coimbra, antiga professora e deputada da Assembleia da República, com a Medalha de Mérito Técnico/Científico em Prata Dourada, numa cerimónia realizada no Auditório Municipal, na noite de sexta-feira.

PUBLICIDADE

“A homenagem que hoje tornamos pública é reflexo da consciência de todos de que o seu nome marca de forma indelével a vida do nosso concelho e, particularmente, da nossa cidade”, começou por referir o presidente da autarquia, Carlos Monteiro, destacando ainda que as áreas em que se envolveu, desde a “educação, a ciência, à política ativa, passando pelo associativismo e pela ação social, atestam a sua versatilidade e a sua disponibilidade para abraçar as mais diversas causas”.

PUBLICIDADE

O edil reforçou ainda, na sua intervenção, que são exemplos como o de Teresa Coimbra que devem inspirar a fazer “mais e melhor”.

Também João Ramos e Joaquim Afonso usaram da palavra, na qualidade de amigo e de ex-aluno, respetivamente, tendo ambos reforçado o sentimento de amizade que nutrem pela homenageada, bem como a forma como foi “um contributo valioso” para se tornarem melhores cidadãos.

PUBLICIDADE

publicidade

Por seu turno, o amigo e antigo diretor da escola onde Teresa Coimbra exerceu a sua atividade profissional de docente, Carlos Saraiva, valorizou a forma como a antiga professora contribuiu para a formação de inúmeros figueirenses e anunciou ainda que, a Associação dos Antigos Alunos, Professores e Funcionários da Escola Bernardino Machado, da qual é presidente, a tornou sócia honorária, em forma de agradecimento. 

Na sua vez de usar da palavra, Teresa Coimbra agradeceu a Carlos Monteiro a “reconhecida honra” da medalha que lhe conferiu, não hesitando em afirmar que ficou “muito satisfeita”, bem como a Carlos Saraiva, pela “amizade” e por sempre a ter tratado bem enquanto colega. A homenageada não quis deixar de agradecer também a todos os que contribuíram para “esta alegria” e a todos os amigos presentes, por se encontrarem a acompanhá-la, naquele que, pelas suas palavras, “é um melhores dias da minha vida”.

A cerimónia de homenagem terminou ao som do Grupo de Cavaquinhos Acordes da Foz e do Grupo de Fados Saudade Coimbrã. 

Recorde-se que Teresa Coimbra foi professora durante 38 anos, membro da freguesia de S.Julião e da Assembleia Municipal, deputada da Assembleia da República e cidadã ativa e empenhada contra o Antigo Regime e, igualmente, após o 25 de Abril.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE