Região

Figueira da Foz: Empreitada do Mosteiro de Seiça vai avançar financiada em 85% de fundos comunitários

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 28-05-2021

 O contrato de empreitada do Mosteiro de Seiça foi ontem, quinta-feira, assinado entre o Município da Figueira da Foz e a empresa Teixeira Duarte, pelo valor de 2.7 milhões de euros + IVA, sendo financiado por fundos comunitários em 85%.

PUBLICIDADE

“Este projeto iniciou-se no ano de 2000, com a aquisição. Passaram 21 anos em que não havia projeto, não havia fundos comunitários e não havia oportunidade”, salientou o presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Carlos Monteiro, enquanto esclareceu que o caminho foi longo até conseguir “reunir as condições necessárias” para poder concorrer a fundos comunitários.

O edil explicou ainda, na cerimónia de assinatura que, durante todo o processo existiu a preocupação de ter um “projeto com maturidade”, de forma a poder candidatá-lo a Monumento Nacional e assim poder contar com financiamento.

PUBLICIDADE

publicidade

Neste sentido, o Mosteiro encontra-se já classificado como Imóvel de Interesse Público desde 2002 e aguarda atualmente a homologação da tutela para ser Monumento Nacional, tendo o projeto de decisão sido favorável à sua reclassificação.

“Para nós era um projeto prioritário mas, antes disso, tínhamos de intervencionar as Escolas, os Centros de Saúde e as vias”, afirmou Carlos Monteiro.

PUBLICIDADE

À margem da apresentação técnica da reabilitação do Mosteiro de Seiça, o arquiteto municipal, Rui Silva explicou que a obra vai “incidir concretamente em duas vertentes”, correspondendo uma à limpeza e consolidação da Igreja, permitindo o seu usufruto enquanto ruína e a outra nas instalações conventuais, de forma a funcionarem como espaço museográfico, cultural e expositivo.

Como símbolo da fábrica de descasque de arroz, ficará a chaminé que se encontra a sul da Igreja e irá representar a marca desse uso abandonado.

Já o representante da empresa Teixeira Duarte – vencedora do concurso público, João Pedro Lopes referiu que tudo será feito para que o Monumento esteja finalizado num prazo de dois anos e que envolve um projeto “estudado com todo o afinco, rodeado de parceiros de conservação e restauro”.

Também presente na cerimónia, o presidente da Junta de Freguesia do Paião, Paulo Pinto, afirmou tratar-se de um “dia de felicidade”, salientando que o imóvel será um património importante para a freguesia e toda a região.

Recorde-se que o Mosteiro de Seiça se encontra localizado na freguesia do Paião, junto à linha ferroviária do Oeste e ribeira de Seiça.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE