Coimbra

Figueira da Foz distinguida com Prémio Inova Município

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 08-06-2015

O Município da Figueira da Foz foi distinguido com o Prémio INOVA Município, uma iniciativa promovida pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. (ANQEP), Banco de Inovação Social, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (BIS – SCML), Direção-Geral da Educação (DGE), Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. (IAPMEI) e Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ).

PUBLICIDADE

Este Prémio visa o reconhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido pela Autarquia, na área da promoção e da sensibilização para a educação empreendedora, bem como no apoio aos munícipes que revelam perfil e potencial para a criação do seu próprio negócio.

Desde 2012, ano da sua criação, o Gabinete Municipal de Apoio ao Empreendedor (GAE) assegura o apoio a potenciais empreendedores, no âmbito de uma parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), que permite o acompanhamento dos munícipes por um técnico qualificado do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra. A Incubadora de Empresas da Figueira da Foz é outro parceiro incontornável neste trabalho que tem sido disponibilizado aos nossos munícipes.

PUBLICIDADE

Simultaneamente, a Autarquia tem promovido regularmente, em parceria com a CIM-RC, mas também com o Instituto Politécnico de Coimbra, diversos concursos de ideias, que têm contado com a adesão de vários potenciais empreendedores. 

No primeiro ano em que este projecto foi desenvolvido, a equipa que representou o Município na final nacional, composta por alunos da Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, ganhou o Prémio Globalização, atribuído pelo Grupo Impresa. Em 2014, a Figueira da Foz acolheu o Concurso Intermunicipal de Ideias como reconhecimento, pela CIM-RC, dos resultados alcançados pelo Município, neste âmbito. Mais recentemente, em Maio último, uma equipa de alunos e professores da EB 2,3 Dr. João de Barros conquistou o primeiro lugar no Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio – 3º CEB, com uma ideia de negócio intitulada: “Roll-Pro”.

PUBLICIDADE

publicidade

Na mesma Cerimónia foi igualmente atribuído o Prémio INOVA Escola ao Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz, pelo extraordinário empenho que aquele Agrupamento tem dedicado a projectos de promoção do empreendedorismo junto dos seus alunos, desde a educação pré-escolar ao 3º CEB.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE