Coimbra

Figueira da Foz aprova orçamento de 53 milhões de euros para 2019

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 31-10-2018

 

 

PUBLICIDADE

A Câmara da Figueira da Foz aprovou hoje, por maioria, a proposta de orçamento municipal para 2019 da ordem dos 53 milhões de euros, que inclui cerca de 20 milhões para despesa de investimento.

PUBLICIDADE

Intervindo na reunião da autarquia, hoje realizada, o presidente da Câmara João Ataíde (PS) frisou que o orçamento municipal pera 2019 representa “um ligeiro aumento [de 1,7 milhões de euros] em relação ao ano transato”.

O autarca frisou que os investimentos previstos “estão na linha dos objetivos estratégicos definidos” pelo executivo municipal e incluem as intervenções de regeneração urbana em curso, a ampliação do parque industrial da Gala ou a rede viária municipal, mas também “um gigantesco esforço orçamental” decorrente da tempestade Leslie, estimado por João Ataíde em 3,5 milhões de euros, para intervenções em edifícios, equipamentos e no parque habitacional do município.

PUBLICIDADE

publicidade

“Para já, não foi possível enquadrar o apoio às associações [que sofreram prejuízos], mas, dado o seu caráter de urgência, terá de ser enquadrado”, disse o presidente da Câmara.

Ataíde destacou ainda o “grande esforço” que está a ser feito para instalar o novo centro logístico operacional municipal, dotado em termos orçamentais com 1,2 milhões de euros, e que o documento contempla, entre outras, intervenções em escolas, unidades de saúde, piscinas e na reabilitação do estádio municipal José Bento Pessoa, orçada em 482 mil euros.

A proposta situa ainda a dívida de curto e médio prazo em cerca de 15,5 milhões de euros – o município tinha em 2009 dívidas acumuladas, incluindo as do setor empresarial municipal, de 87 milhões de euros e cumpriu um Plano de Saneamento Financeiro, cuja aplicação foi suspensa este ano quando a dívida atingiu 17 milhões.

Já o vice-presidente, Carlos Monteiro, argumentou que o orçamento para 2019 pretende “manter as contas em ordem” e contribuir para “melhorar a qualidade de vida” dos munícipes, uma alusão à redução da carga fiscal em sede de IRS e redução da derrama para empresas com faturação inferior a 150 mil euros.

Do lado do PSD, o vereador Ricardo Silva afirmou que a “opinião” da oposição “de pouco vale”, já que o orçamento apresentado “já está decidido”, defendendo que o presidente da Câmara devia ter reunido previamente com os três vereadores sociais-democratas.

Ricardo Silva defendeu que a redução da dívida devia servir para baixar “ainda mais todos” os impostos, argumentando com a “situação excecional” da tempestade Leslie.

Por outro lado, em declarações à Lusa, o vereador do PSD frisou que vários investimentos que integram o orçamento para 2019 “já se arrastam desde 2016” e que a situação “mostra um executivo exausto e sem novas ideias”.

“Quem pegar no orçamento para 2016 verifica que são exatamente as mesmas, como a eficiência energética das piscinas, que nunca se concretizaram e outras”, frisou Ricardo Silva.

O orçamento municipal da Figueira da Foz para 2019 foi aprovado com seis votos favoráveis do PS e três votos contra dos vereadores do PSD.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE