Universidade

FEUC acolhe Cátedra Boaventura de Sousa Santos em Ciências Sociais

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 21-03-2022

Nos próximos dias 22 e 25 de março decorrem no auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) duas importantes iniciativas realizadas ao abrigo da “Cátedra Boaventura de Sousa Santos em Ciências Sociais”.

PUBLICIDADE

A Cátedra em apreço homenageia o Professor Catedrático Jubilado da FEUC e Diretor Emérito do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra pela sua vasta obra nos domínios da sociologia do direito, sociologia política, epistemologia, estudos pós-coloniais, dos movimentos sociais, globalização, democracia participativa, reforma do Estado, direitos humanos, entre outros.

Em cada ano, a Cátedra é detida por um/a cientista social de dimensão internacional, cujo trabalho dialogue com temáticas e linhas de investigação da obra de Boaventura de Sousa Santos. Na edição deste ano, a detentora da Cátedra é Rosalva Aída Hernández, professora e investigadora sénior do Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS) da Cidade do México. Rosalva Aída Hernández tem como principais áreas de interesse os estudos étnicos, a antropologia jurídica e política, os feminismos pós-coloniais e a pesquisa ativista. O seu trabalho académico tem contribuído para promover os direitos indígenas e das mulheres na América Latina e os vários livros que publicou refletem essas mesmas preocupações.

PUBLICIDADE

publicidade

Na FEUC são duas as atividades dinamizadas pela professora Rosalva Aída Hernández. No dia 22 de março, pelas 15h, no Auditório, profere o seminário “Hacia la Descolonización del Feminismo: Diálogos de saberes y construcción de alianzas anticapitalistas y anti-racistas”. Por sua vez, no dia 25 de março, pelas 15h, também no Auditório da FEUC, profere a aula magistral “Los feminismos descoloniales ante las violências extremas”.

Em linha com as múltiplas distinções e formas de reconhecimento internacional da obra e do trajeto intelectual de Boaventura de Sousa Santos, a Cátedra com o seu nome prestigia a FEUC, que a promove, bem como o CES e a Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE